top of page
  • Foto do escritorPlanej

Papo de arquiteto: telhado colorido


O telhado é um elemento fundamental em uma edificação, visto que protege os espaços internos contra ações climáticas. Junto a isso, ele pode ser aplicado para harmonizar com o estilo arquitetônico.

Atualmente, uma das maneiras utilizadas em casas com estilo moderno, é por meio da escolha do modelo e estilo do seu telhado. Sendo assim, umas das tendências do mercado e que muitas pessoas têm aderido em suas casas é o telhado colorido.

Além da beleza, esse material traz benefícios quanto a sua funcionalidade, ligados ao conforto térmico, acústico, e a sua boa impermeabilidade, que o mesmo garante aos ambientes. Listamos alguns modelos mais usuais que você precisa conhecer

1. Telha colorida de cerâmica

São as mais fortes e resistentes, assim como as mais utilizadas, apresentam uma ampla quantidade de cores, além de que apresentam maior durabilidade e boa impermeabilidade, assegurando uma duração maior do conforto e da cor.

Vale ressaltar, que esta categoria de telhas ainda se divide em duas subclasses, as esmaltadas e as com revestimento de poliéster, que se diferenciam pela forma como são feitas, na esmaltada é aplicado um esmalte colorido, posteriormente passa por um processo de dupla queima, onde o esmalte é fixado. Já a com revestimento de poliéster é feita com pintura eletrostática de poliéster, e só depois passa por um procedimento de queima em baixa temperatura.

2. Telhas coloridas do tipo “Gres”

São muito novas no mercado, e contam com a esmaltação para sua coloração. São feitas a partir de argila prensada, depois são esmaltas e depois passam por um processo de queima com temperatura elevada de 1150°C. Tal temperatura é necessária para que a coloração adentre o material.

3. Telhas Shingle colorida

Uma curiosidade sobre esse tipo de telha é que ela é formada a partir de massa asfáltica e rocha vulcânica, os quais tem variadas pigmentações, garantindo diversas cores. Além disso, ela cria uma linha de sombra que destaca a percepção de espessura quando vista de longe. Elas são coloridas individualmente por equipamentos de alta tecnologia que garantem precisão na pigmentação, deixando a cor acentuada.

4. Telha colorida ecológica

As telhas ecológicas usam como matéria-prima papel reciclado, fibras naturais e garrafas PET. O seu benefício ultrapassa as questões ambientes e englobam também conforto térmico, impermeabilidade, resistência e um ótimo custo benefício ao projeto. Nelas todo o processo de pigmentação ocorre nas duas faces, fazendo com que aumentem sua aplicação em casos que dispense forro.

5. Telha colorida de concreto

Por ser um material poroso, esse tipo de telha tem facilidade na absorção de pigmentação, resultando em uma ampla variedade de cores. Quanto aos seus benefícios, essas peças garantem conforto térmico, também maior durabilidade e proteção contra elementos, como maresia e abrasividade do mar, que são características comumente encontradas nas regiões litorâneas do Brasil, eliminando as despesas com a manutenção.

6. Telha colorida de zinco

As telhas coloridas de zinco, ou metálicas de aço galvanizado, também podem ser coloridas, através de pintura eletrostática. Suas grandes vantagens são a leveza, baixo custo e durabilidade. Entretanto, não proporcionam um bom conforto térmico, por isso não são indicadas para qualquer tipo de cobertura.

Para saber a cor mais adequada e aconselhada para suas, explicaremos o que cada tom traz consigo:

  • Tons claros: tons como branco, pérola, bege, marfim e até mesmo cinza claro ficam bem em edificações igualmente claras, para que haja harmonização. Além disso, em geral garante um maior conforto térmico para os ambientes.

  • Tons escuros: tons como preto, chumbo, grafite, cinza escuro ou marrom equilibram bem em edificações de cores escuras, seja paredes de alvenaria escura ou de pedra, ou ainda que possuem janelas e portas de cores escuras.

  • Cores vibrantes: cores ousadas como azul, amarelo, verde são específicas e podem criar um diferencial estético para sua casa, porém requerem um cuidado maior para que não fique excessivamente colorida, afinal você não quer ser a atração da rua não é mesmo?!

Apostar em cores nos telhados pode dar um resultado especial a sua casa, colocando um estilo próprio nela. E aí? Gostou da ideia de telhados coloridos e quer implantar na sua casa? A Planej pode te ajudar com um projeto pra transformar sua casa dos sonhos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente.

362 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page