• Planej

Saindo do óbvio: Uso de containers


Praticidade, economia, sustentabilidade. Essas três palavrinhas vem ganhando cada vez mais força no espaço da construção civil e, por isso, novas soluções surgem para que esse desejo do mercado seja atendido. A utilização de containers é uma delas e hoje iremos te contar um pouco mais sobre os benefícios dessa tendência e porquê ela veio para ficar.

O contêiner é uma grande caixa de metal que é utilizada para transportar cargas geralmente em navios ou trens. A criação foi de Mc Lean, em 1937, que teve a ideia de criar um paralelepípedo que pudesse embarcar na navegação, além de ser forte o suficiente para para armazenar as mercadorias, podendo ser feito de alumínio, aço ou fibra..

Para ser utilizado na arquitetura esse material passa por uma recuperação que inclui tratamentos desde limpeza a serralheria, adição de revestimentos e acabamentos (tudo isso irá depender de qual será o seu destino final).

Os inúmeros benefícios que o reaproveitamento dessa estrutura gera na construção civil é um dos principais motivos que essa novidade vêm se consolidando com tanta força no Brasil e no mundo. E a gente te conta agora quais são alguns deles:

Primeiramente, ao optar por utilizar um container a primeira ação sustentável já foi realizada: você estará fazendo o reuso de um material que até então seria descartado na natureza.

Ele também irá otimizar o tempo da sua obra e ainda diminuir os seus custos, você acredita? O uso dessas caixas metálicas na construção pode significar uma redução no investimento em até 20%, além de que essa estrutura modular facilita a execução do projeto por sua praticidade e processos como fundação e terraplanagem não são necessários. Por isso a economia se torna ainda maior: a sua obra pode ficar pronta cerca de 3 vezes mais rápido que uma obra convencional com alvenaria, além da sua obra se tornar muito mais limpa.

Deixamos a observação de que para que todas essas etapas sejam realmente efetivas alguns pontos são fundamentais: escolher bons profissionais e, principalmente, mão de obra especializada.

E em relação a parte arquitetônica? Como funciona?

Após fazer toda a restauração, aplicação de anti corrosivos e etc, o primeiro passo será montar a volumetria desejada para a edificação.

Essa etapa irá contar com a criatividade do arquiteto em associar os seus desejos e necessidades a funcionalidade e estética da obra para montar a volumetria. Essa volumetria será a ordenação e a disponibilização dos containers no seu projeto, que quando associadas irão gerar o volume final. Após a definição do posicionamento, todas as peças serão soldadas.

Em relação às esquadrias (portas e janelas) as aberturas podem ser feitas através de recortes - e essa é uma das etapas, que como dito anteriormente, necessitam ainda mais de mão de obra especializada. Para a parte de dentro, uma das opções é utilizar drywall, parede de gesso acartonado - que vão ser utilizadas para a divisão dos ambientes internos.

Calma, talvez agora você esteja se perguntando sobre o conforto térmico e acústico dessa estrutura e vamos te explicar como ele irá funcionar. Com os recursos tecnológicos atuais as possibilidades de associar um ambiente extremamente confortável a sustentabilidade e a redução, inclusive, de gastos futuro com energia, são inúmeras.

A parte interna da parede que citamos de drywall pode ser preenchida com alguns materiais (como lã pet) que dificultam a entrada de calor absorvendo grande parte dele, além de que também podem auxiliar no isolamento acústico.

Depois de tantas informações, nada melhor do que ver um projeto que utiliza containers na prática, não é? E você sabia que o maior hostel container do mundo está no Brasil? Sim! O maior hostel container do mundo é o Tetris Container e está em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O projeto foi idealizado pelos arquitetos Karin Nisiide e Carlos Eduardo Salamanca, que criaram uma proposta criativa e funcional. A obra é composta com 15 containers e mais de mil metros quadrados e com capacidade para 70 hóspedes.

Além disso, todo o projeto foi pensado para reduzir o impacto no meio ambiente e conta com um sistema de captação de água de chuva, telhado verde e placas de captação solar.

#construção #sustentabilidade #containers

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco