• Planej

Papo de arquiteto: A influência da fachada na valorização do imóvel

Atualizado: 19 de Set de 2019


Todo mundo sabe o quanto causar uma boa primeira impressão é importante. Sempre procuramos escolher o visual ideal e as palavras certas para usar em um primeiro contato. Nos imóveis essa realidade não é diferente, e se com pessoas a primeira impressão é causada pelas roupas, postura ou traços marcantes da personalidade, nas edificações a fachada desempenha um papel fundamental na construção do primeiro impacto. Ela é o cartão de visita da sua residência ou comércio e apresenta para o mundo traços da personalidade do seu proprietário.

Sobre isso, não existem estudos aprofundados sobre o assunto, mas especialistas do ramo imobiliário apontam que o simples fato de se reformar a fachada pode valorizar o seu imóvel de 10 a 40%.

Esses efeitos podem ser ainda mais transformadores quando se pensa em imóveis comerciais ou de serviço, nos quais se destacar da vizinhança pode ser crucial para o sucesso do negócio, nesse sentido, uma fachada bem trabalhada tem imenso potencial de transformar passantes em potenciais clientes. Mas quais seriam essas alterações que contribuem para a valorização da sua casa ou comércio?

Limpeza e manutenção

É natural que com o tempo, graças a fatores climáticos como a chuva ou sol, a fachada se torne desgastada passando impressão de antiquada. Muitas vezes soluções simples como limpeza e pintura regular das fachadas podem ter grande impacto no imóvel, uma aparência exterior descuidada passa a impressão de que o interior seja da mesma forma, desvalorizando sua edificação. Outras vezes, graças a falta de manutenção, patologias mais profundas podem aparecer, sendo necessário, por exemplo, a troca de revestimento ou tratamento de infiltrações. Dessa forma, vale a pena investir em manutenções regulares a fim de evitar maiores gastos posteriores e desvalorização.

Visual contemporâneo

Abril

Com a evolução das técnicas construtivas, surgimento de novos materiais e novas formas de se fazer arquitetura, as fachadas antigas podem se tornar ultrapassadas e desinteressantes. Transformá-las pode ser uma alternativa mais econômica para modernizar seu imóvel, como alterações que envolvam a troca dos modelos das esquadrias (portas e janelas), substituição de materiais, ou mesmo alteração da forma da fachada são bons exemplos que que trazem modernidade para seu imóvel.

Pinterest

Nesse sentido, como todos os dias surgem novas tendências na arquitetura, vale a pena ficar antenado na hora de pensar em mudar a cara do seu imóvel. Como exemplo dessas tendências, entram as fachadas minimalistas que estão em alta no momento, com telhados escondidos em platibanda, volumetria marcante e poucos elementos decorativos em uma linguagem mais limpa.

ArchDaily

ArchDaily

Outras tendência são os tons claros, a madeira, concreto aparente e o vidro, além disso, com o aumento dos discursos de sustentabilidade, o uso da vegetação como elemento decorativo está cada dia mais em alta.

Pinterest

A adoção dessas tendências não limita a criação de uma identidade visual única para o seu imóvel, a junção das tendências com traços da personalidade do proprietário sempre traz resultados muito positivos.

Contrate um Arquiteto

Tendo isso em vista, o profissional mais capacitado para realizar projetos de reforma de fachada é o Arquiteto e Urbanista, ele consegue aliar o bom gosto à economia, transformando as suas idéias em projeto, sempre antenado ao que há de mais novo no mercado da construção. A Planej conta com um time de projetistas totalmente capacitados para transformar o seu imóvel, faça já o seu orçamento totalmente gratuito!

#projetos #fachada #arquitetura

51 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco