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A jornada do cliente - Como o cliente procede nas etapas do funil de vendas?


A jornada do cliente representa o processo de decisão para coletar as informações que antecedem e levam até a etapa de compra do produto. Deste modo, o cliente, de modo espontâneo ou estimulado pelo marketing da empresa, é impactado por conteúdos relevantes que estarão construindo a percepção de valor até chegar a conversão em vendas.


Este momento é muito importante para a possibilidade de desenvolver ações específicas e proporcionar um relacionamento de confiança entre a empresa e o cliente. A jornada é aplicada também para a questão de planejamento de vendas e de modo a procurar os melhores clientes com a segmentação de mercado.


As etapas da jornada do cliente que a PLANEJ desenvolve está relacionada com o seu funil de vendas. As etapas são divididas em:


1. Prospecção

2. Qualificação

3. Precificação

4. Negociação

5. Contrato

6. Fidelização


Entretanto, neste artigo, será desenvolvido e explicado as etapas que os clientes percorrem desde a demonstração de interesse no produto que a PLANEJ desenvolve, até o momento de adquirir o mesmo.


A primeira etapa que os clientes percorrem é encontrar a PLANEJ e os serviços mais relevantes e interessantes, que possam solucionar os seus problemas e realizar seus respectivos sonhos. Mas como encontrar os principais conteúdos e canais para procurar informações sobre os serviços que a PLANEJ desenvolve?


A PLANEJ possui, atualmente, 6 mídias sociais que estão disponíveis para diferentes clientes e pessoas, sendo ofertados conteúdos importantes e indispensáveis para a procura dos serviços que mais lhe interessem. São elas:


1. Site da PLANEJ:

No site da PLANEJ os clientes podem encontrar os respectivos serviços desenvolvidos pela empresa, assim como portfólios e materiais grátis, a respeito dos seus serviços. Além disso, no site está a descrição da equipe e o contato da PLANEJ, assim como projetos desenvolvidos pela empresa, descritos e capturados.


2. Blog da PLANEJ:

No Blog da PLANEJ são abordados conteúdos importantes para a sociedade, relacionados com os nossos serviços. Dicas de construção, materiais utilizados no desenvolvimento dos projetos e suas vantagens, conteúdos de arquitetura, entre outros.


3. Instagram:

Nessa rede social, a PLANEJ oferta conteúdos e informações a respeito de projetos realizados, e também conteúdos relevantes para explicar a importância dos seus serviços para a sociedade. São elaborados de modo a ter um relacionamento com os seguidores.

4. Facebook:

O facebook é outra rede social que os clientes podem usar para entrar em contato com a PLANEJ, estar acompanhando os serviços e criando um relacionamento com a empresa. São repostados conteúdos relevantes do Blog, assim como informações a respeito de alguma novidade da empresa.


5. OLX:

Nessa mídia social é fornecido um resumo dos serviços que a PLANEJ desenvolve. Nessa ferramenta, são atraídos clientes que estejam à procura de soluções de acordo com suas necessidades. É fornecido o contato da PLANEJ e também há algumas exposições de projetos que já foram realizados.


6. Linkedin:

Rede social que trabalhamos com informações de trabalho e conteúdos explicativos. Além de estar sendo compartilhado conteúdos relevantes para profissionais e estudantes qualificados na área que a PLANEJ atua.


Portanto, essas são as mídias sociais que os clientes podem estar acessando para entrar em contato e acompanhar a PLANEJ.


Logo após entrar em contato com a PLANEJ, através das nossas mídias sociais, a etapa seguinte é analisar a disponibilidade para uma reunião de qualificação que é marcada com um membro do setor comercial da PLANEJ. Nessa etapa, o cliente fornece as informações sobre o que ele necessita, assim como levantamentos importantes para a PLANEJ realizar a precificação do serviço que o cliente está pedindo.


Após essa etapa, o cliente fica aguardando o retorno da empresa, que está fazendo a precificação do serviço solicitado. A etapa seguinte que o cliente percorre é a negociação. A PLANEJ, através de reuniões, expõe o orçamento do serviço, os modos de pagamentos, as possiblidades de descontos, de acordo com o que a diretoria administrativa financeira da empresa decide como necessário, buscando o melhor para o cliente.


Com a etapa da negociação realizada com sucesso, o cliente passa todas as informações necessárias para a PLANEJ preparar o contrato, o qual será devidamente assinado pelo mesmo. Após o contrato está preparado, o cliente é contatado pela PLANEJ para assinar o documento.


Deste modo, quando essas etapas são cumpridas, o cliente fica aguardando a elaboração do projeto que foi solicitado, dentro do prazo negociado com a PLANEJ. Nessa fase, há reuniões de acompanhamento cliente-PLANEJ, onde são passadas todas as informações necessárias para o cliente de como está seguindo o projeto, como por exemplo as alterações que podem ser feitas.


Logo após, o cliente recebe seu projeto, e pode estar confiante quanto a capacidade que a PLANEJ possui na entrega do mesmo. Além de poder contatar a empresa novamente para mais serviços. Resumidamente, essas são as etapas que o cliente percorre no funil de vendas da PLANEJ.


Gostou do conteúdo? A PLANEJ procura realizar sempre o melhor trabalho, de modo organizado e dedicado. Nossa equipe está sempre procurando desenvolver técnicas favoráveis para os nossos clientes e para as pessoas que nos acompanham. Para mais informações, entre em contato conosco.

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