• Planej

AGREGADOS RECICLADOS


COMPOSIÇÃO


Os agregados reciclados são materiais compostos da reciclagem de materiais da construção civil, como concreto, tijolos e materiais cerâmicos.

A proporção de cada material depende da origem da matéria prima. Se naquele momento, por exemplo, a usina de reciclagem está recebendo caçambas de uma demolição predial, haverá uma maior concentração de concreto. Por outro lado, se a usina está recebendo materiais provenientes do acabamento de uma obra, provavelmente o agregado apresentará um maior quantidade de materiais cerâmicos.


GRANULOMETRIA


A HB Ambiental possui a pronta entrega agregados com 5 tipos de granulometrias:

  • Areia: com dimensões até # 1/4"

  • Pedrisco: com dimensões até # 3/8"

  • Brita fina: com dimensões até # 3/4"

  • Brita Grossa: com dimensões até #1 1/2"

  • Cascalho sem peneirar

UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O reaproveitamento de resíduos de construção já é praticado há muito tempo, pois os romanos já empregavam tijolos, telhas e louça cerâmica moída como pozolanas. (SANTOS, 1975). Entretanto, foram as grandes catástrofes deste século, como terremotos e guerras, que impulsionaram a prática do uso de material reciclado (LIMA,1999).

O Processo de reciclagem pode produzir diferentes tipos de agregados. Na Holanda, segundo Hendricks e Janssen (2001), são gerados agregados reciclados de concreto, alvenaria e misto para a utilização em sub-base de vias. No Brasil, tem-se verificado a produção de agregados reciclados dos tipos concreto (as vezes denominado como chamado de vermelho, cuja composição inclui diversos materiais pertencente à Classe A da Resolução CONAMA de 2002. (MOTTA, 2005, p.22)




Além disso, os agregados reciclados podem ser utilizados na produção de concreto e argamassa para diferentes fins como contrapisos e componentes para alvenaria de infraestrutura urbana como blocos, briquetes, meios-fios.




Os agregados reciclados também podem ser empregados em regularização e cascalhamento de ruas de terra, sendo vantajosos neste tipo de situação em relação as britas corridas comuns, em virtude de sua coesão proveniente de reações pozolânicas que o tornam menos erodíveis.


O emprego do agregado reciclado ainda tem sido pouco difundido, visto que se faz necessária uma tecnologia de controle de qualidade sistemática não existente no Brasil. Existem experimentos utilizando agregados mistos (solo, concreto, pedras, argamassas, cerâmica vermelha e branca) desde a década de 80 para a produção de pavimentos, na composição de meio-fios e blocos de pavimentação, assim como em blocos de alvenaria, porém não existe nenhuma documentação pública consistente e abrangente, revelando que os estudos nesse âmbito ainda estão em fase inicial.



Como a PLANEJ pode me ajudar?

A PLANEJ desenvolve projetos inovadores de acordo com as necessidades dos clientes. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo