top of page
  • Foto do escritorPlanej

Arquitetura sinestésica

Já esteve em um lugar e se sentiu extremamente relaxado? Teve uma sensação de paz ao entrar em um ambiente? Essas sensações passam despercebidas muitas vezes, mas são sempre bem planejadas.


Sinestesia é a condição neurológica na qual um estímulo a um sentido causa reações em outro, provocando uma mistura sensorial. Ou seja, é a capacidade do cérebro de associar um som a uma cor, por exemplo. Mas o fato é que apenas algumas pessoas podem ser diagnosticadas como sinestésicas. E então, onde entra a arquitetura?


Com o decorrer dos anos, visando melhorar a experiência dos clientes, a arquitetura deixou de preocupar-se apenas com a estética e passou a tentar desenvolver sensações através do espaço físico. O que se percebeu foi que um ambiente esteticamente bonito não era mais suficiente, portanto era preciso garantir que os ambientes carregassem consigo emoções. A partir daí, foi preciso entender como cada material, textura e cor pode promover diferentes sensações (mesmo para os não sinestésicos).


Os tons puxados para o branco geralmente produzem uma sensação mais fria e refrescante, enquanto a madeira em tons quentes traz a sensação de aconchego.

Sendo assim, o(a) arquiteto(a) deve buscar entender, em cada projeto, como a combinação dos elementos poderão produzir sensações. Para isso, algumas perguntas são essenciais:


  • Que atividades serão realizadas no ambiente que estou projetando?;

  • Quais sensações quero produzir?;

  • Quais objetos terão destaque?;

  • Em qual dos cinco sentidos devo focar?

Respondendo a essas perguntas, os projetistas poderão utilizar os sentidos a favor de seus clientes, através da arquitetura, e assim criar ambientes comerciais favoráveis à cada tipo de negócio e residências mais aconchegantes. A escolha de tecidos, pisos, revestimentos e sons fazem toda a diferença, mas podem ter o resultado contrário se usados de maneira excessiva. Por isso é tão importante confiar seu projeto nas mãos de quem sabe o que está fazendo.



Como a PLANEJ pode me ajudar?


A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir ou no projeto de reforma para deixa um imóvel já pronto mais bonito e com maior valor de mercado. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!



526 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page