• Planej

As vantagens do porcelanato na construção civil



O porcelanato é um produto cerâmico constituído basicamente por uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas, e, às vezes, caulinos, filitos e aditivos, quando necessários, que são prensados e secos a altas temperaturas. A sua tecnologia inovadora está dominando o mercado mundial de revestimentos cerâmicos.


É extremamente difundido nos grandes países produtores mundiais como Itália, Espanha, China e Brasil. Geralmente as peças possuem acabamento vitrificado, uniformidade na coloração e boa resistência a desgastes. É considerado um piso nobre, enriquecendo qualquer decoração.


PRINCIPAIS VANTAGENS


1- Durabilidade: O porcelanato dura bastante tempo se receber os devidos cuidados;


2- Alta impermeabilização: O porcelanato apresenta baixíssima absorção de água, o que aumenta a sua durabilidade;


3- Resistência: é realmente mais resistente do que a média de outros tipos de piso;


4- Possui divisórias finas: o que evita acúmulo de sujeira. É fácil de ser limpo;


5- Versatilidade: Ele pode reproduzir materiais mais caros, como mármore e granito e até mesmo o cimento queimado; Deste modo, apresenta várias texturas e cores diferentes;


6- Facilidade na instalação: Por conta do tamanho padrão das suas peças;


7- Baixa absorção de calor: O porcelanato apresenta uma baixa absorção de calor, o que caracteriza uma vantagem para quem mora em lugares quentes.


PRINCIPAIS TIPOS


PORCELANATO ESMALTADO: Esse porcelanato recebe uma camada de esmalte por cima da peça. Sua superfície pode ser áspera, lisa, brilhante ou fosca. Se você optar por ele, é preciso ficar atento ao PEI, que indica a resistência do esmalte à abrasão. Quanto maior o PEI mais resistente é o esmalte do porcelanato. Os porcelanatos esmaltados menos resistentes são recomendados para áreas com pouca circulação de pessoas, inclusive para a instalação em paredes. Já os de maior resistência podem ser aplicados nos ambientes mais movimentados, como a área externa e o hall de entrada.


PORCELANATO TÉCNICO: Os porcelanatos técnicos são aqueles que não possuem nenhuma camada de esmalte na sua superfície. Entre as suas principais características podemos citar a alta resistência mecânica e por isso é recomendado para áreas de maior tráfego de pessoas, como a varanda, área de lazer ou garagem, quando o acabamento é natural. Possui também baixa absorção de água (menos ou igual a 0,1%) e por essa razão é muito usado em espaços comerciais, como shoppings centers ou lojas de departamento.


DEPENDENDO DO ACABAMENTO DA PEÇA...


PORCELANATO POLIDO: Esse tipo de porcelanato recebe uma camada extra de proteção que faz com que ele fique com um brilho intenso, menos exposto a riscos e com uma textura lisa que facilita a limpeza. Por outro lado, esse polimento também faz com que ele se torne um material muito escorregadio e resistente à água. Por esse motivo, é indicado para ambientes como salas e quartos, devendo ser evitado nas áreas úmidas da casa, como cozinhas, banheiros, lavanderias, quintais e varandas.


Porcelanato esmaltado polido


PORCELANATO ACETINADO: O tipo acetinado é o modelo que contém menos brilho e uma textura fosca. Por essa razão, é menos escorregadio e pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. Além disso, esse tipo de material é muito resistente, inclusive a riscos, sendo também indicado para áreas externas e locais com movimentação intensa de pessoas. Como também são pouco escorregadios, podem ser aplicados em áreas úmidas.


Porcelanato acetinado


Como a PLANEJ pode me ajudar?


A PLANEJ desenvolve projetos inovadores de acordo com as necessidades dos clientes. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

18 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco