• Planej

Como construir uma área de lazer?

Atualizado: 19 de Set de 2019


A área de lazer nas residências vem ganhando uma notoriedade maior por parte dos moradores devendo ser um espaço agradável, refrescante e de descanso. Atualmente, boa parte desses locais que têm potencial em se tornar uma área atrativa da casa acabam por se transformar em depósitos, lugares pouco frequentados, juntando amontoados de objetos. A importância de ter um espaço de lazer reflete diretamente no bem-estar e conforto das pessoas que residem na casa, além da possibilidade de maior interação social, aproveitando a área para eventos com amigos e familiares, como, por exemplo, um churrasco no fim de semana ou quem sabe, uma festa na piscina. O desejo por uma alteração que valorize o ambiente, de forma harmônica e funcional, é umas das maiores necessidades dos residentes, que buscam o máximo de aproveitamento de um local antes subutilizado.

Esse destaque que se busca alcançar requer tomadas de decisões que podem incluir o uso do paisagismo, mobília, objetos decorativos e uma mudança na paginação, tudo que possa dar cor e forma a sua nova área de lazer. Para colaborar nessas decisões, apontamos algumas dicas de como revitalizar e tornar agradável um ambiente pouco utilizado da casa transformando-o em um espaço de lazer.

Observe a orientação e localização da sua área de lazer

Antes de iniciarmos a construção e alteração, devemos observar como ocorre a incidência solar no local, basicamente, saber o que fica sombreado em que horário do dia. Com isso, saberemos o posicionamento da piscina, caso haja, e se será necessário construir uma coberta. Outro ponto importante é a região onde está localizada, a depender do clima, o proprietário pode preferir uma área de esporte em relação a uma piscina por exemplo, ou uma área mais fechada, permitindo menor ventilação em relação a um clima que pede uma área mais ventilada.

Tenha noção do espaço que você possui

Um problema comum que ocorre quando não há um estudo preliminar do espaço, é superdimensioná-lo, e projetar diversas utilizações do espaço que posteriormente será observado que não haverá possibilidade, e com isso, decisões serão tomadas durante a execução, gerando risco de afetar aquilo que já foi construído, às vezes necessitando trocar o piso, o que gera um custo maior para construir o espaço. Outra questão são os recuos impostos pela setorização feita prefeitura da sua cidade, que afetará no espaço que pode ser coberto, além da taxa de ocupação e taxa de permeabilidade do solo.

A paginação deve setorizar e decorar o espaço

A paginação tem uma grande importância para a criação do espaço, pois ela irá indicar como deve ser a decoração do mesmo, além de indicar o uso dos espaços. Uma área com gramado, por exemplo, pode indicar um espaço meramente decorativo, mas pode ter a funcionalidade de drenagem, ou um jardim posteriormente. O piso próximo a piscina e do chuveiro são antiderrapante, enquanto que na área de churrasqueira e preparo de comida têm um piso mais resistente por ocorrer mais quedas de objetos (talheres, copos, pratos), evitando possuir um piso com rachaduras. Esses pisos, precisam de uma harmonia, que geralmente vem pela cor, seja um trabalho em degradê ou combinação de cores. Essa escolha é importante também para a decoração que será posta futuramente, já que nem toda paginação estará em concordância com toda decoração.

Escolha bem sua mobília

A mobília para área de lazer deve, em muitos casos, possuir uma resistência a intempéries, geralmente são escolhidos materiais menos nobres, como paletes por exemplo, porém dependendo do partido tomado, um mobiliário mais nobre pode ser escolhido, por isso a importância de entender o seu gosto e o estilo de decoração que será tomado. Com isso definido, e com as características do espaço definidas (como área coberta ou ao ar livre), podemos ter uma noção melhor de como deve ser a escolha dos móveis.

Como trabalhar bem a piscina

Após as dicas anteriores, em que falamos sobre orientação solar, podemos definir o posicionamento da piscina na área de lazer e , às vezes, o formato, já que as sombras das casas e edifícios ao redor podem dificultar a utilização da mesma. Caso necessite praticidade, piscinas de fibra de vidro pré-fabricadas são a melhor escolha, além da grande variedade de tipos, o valor da mão-de-obra é bem mais reduzida e o custo final é menor que a de concreto, a grande vantagem da piscina de concreto é a sua versatilidade, pois fica a gosto do cliente o formato e os azulejos que serão postos.

Escolha bem os objetos decorativos para compor a área de lazer

Escolher os objetos para compor a decoração fica bem mais simples quanto seguimos estes passos, a escolha do estilo da decoração, da paginação e dos móveis já indicam a direção que iremos tomar para esta etapa, para se ter uma noção, os objetos decorativos podem seguir as linhas retrô, industrial, rústica, romântica, entre outros estilos, de forma que harmonizem com o restante do ambiente já definidos.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Essas são algumas dicas que nós da PLANEJ separamos para você. Ficou interessado? Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para que juntos possamos construir sua área de lazer, solicitando um orçamento gratuitamente!

#áreadelazer #jardinagem #arquitetura #projetoarquitetônico

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco