top of page
  • Foto do escritorPlanej

Como gerar valor com imóveis



Não é atoa que o mercado imobiliário é visto com grandes olhos, as propriedades podem se mostrar bastante lucrativas de maneiras diversas. Devido ao fato de mobilizar vários ramos e segmentos que vão se renovando, é preciso estar sempre atento às opções na hora de considerar fazer um investimento em imóveis. Mas começaremos falando do porque o mercado imobiliário ser sim uma opção a se considerar.



Por que pensar sobre?


Considerado um investimento sólido, de pouca desvalorização e com tendência à valorização por ser de primeira necessidade, os imóveis atravessaram épocas históricas como de confisco da poupança ou de hiperinflação mantendo seu valor e retenção do estado. Explicando o por que em países como o Brasil ainda faz muito sentido diversificar a carteira pensando também em abranger o mercado imobiliário.


Seguindo essa linha sobre a diversificação dos investimentos, há também um alerta para os iniciantes ou com pouco capital disponível: é arriscado utilizar grande parte do capital em um só investimento. Dependendo da modalidade, a baixa liquidez pode tornar imóveis indesejáveis para um primeiro investimento, sendo considerado em um segundo ou terceiro investimento. Mas como veremos a seguir, a liquidez depende muito do modo que esses negócios são feitos, e da margem de negociação disponível.


Por fim, há opções de renda extra sendo de ganho mensal, diário ou de longo prazo. E, além da visão única como investimento no presente, os imóveis podem também ser pensados como garantia de segurança habitacional e herança futura para os que zelam por esses aspectos. Sendo assim importante considerar todas as opções desse mercado.



Possibilidades de Investimentos



Fundo Imobiliário



Essa primeira opção trata da compra das cotas de imóveis que geram renda mensal fixa proporcional ao valor investido. Podendo ser desde pequenos imóveis até shoppings ou galpões. Sendo uma opção para os que procuram uma renda mensal recorrente que materializa seu investimento devido ao seu recebimento constante, não tendo uma valorização especulada. Outra vantagem é ser uma renda isenta de imposto, e de baixo valor para a compra das primeiras cotas. Outra opção desse ramo são os certificados de recebíveis imobiliários que, não são em si parte física do imóvel mas sim um título rastreável no ativo imobiliário, que têm seu valor e garantem parte dos recebidos.


Leilão



Outra opção são os leilões cujo atrativo são os grandes descontos dos imóveis, que podem ser vendidos a preço de mercado em seguida. Há empresas e profissionais especializados nessas transações que consideram ser de baixo risco para quem sabe o que está fazendo. Fatores a se considerar são a documentação completa para evitar contrair dúvidas fora o valor de leilão, termos de ocupação do imóvel e a facilidade de revenda posterior. Atuantes na área alegam que por comprarem com grandes descontos o valor de barganha ao vender o imóvel faz esse produto ter ótimos ganhos em curto prazo quando comparado à venda convencional de imóveis.


Imóveis em planta


Também visando em valores promocionais há a opção da compra em planta, que é uma jogada para longo prazo visto que o imóvel só terá se valorizado perto da obra ser concluída ou até só quando for totalmente concluída. Mas considerando que a diferença entre um imóvel em planta e um pronto para morar é de cerca de 40%, o negócio pode sim se mostrar lucrativo.

Um adendo é a importância de analisar a incorporadora responsável pela construção e seu histórico, visto o risco de não conclusão da obra ou de desvalorização do imóvel caso não seja cumprida a entrega da forma prometida. outro ponto de atenção é quanto a localização e valorização da área no qual está o imóvel, e se o tipo da resistência é atrativa e se encontra valorizada pelo mercado.


Aluguel por temporada



Sendo possível alugar desde um quarto até toda uma casa ou apartamento, essa modalidade de aluguel está em alta devido a possibilidade de especulação das diárias de acordo com a temporada da região e também pelo fato do proprietário poder fazer uso do imóvel caso deseje. É preciso analisar como os imóveis da sua região praticam esses aluguéis, podendo entrar nas plataformas online de aluguel por temporada e ver o que é oferecido, fotos do local e preços para se basear nos anúncios e infraestrutura que você irá oferecer.

Atenção especial para questões de check-in, lavanderia, limpeza, respostas aos hóspedes e gestão do calendário das propriedades. Para os que não têm tempo de administrar por conta própria, hoje em dia há empresas especializadas na gestão de imóveis por temporada que cobram, assim como os portais de aluguel por % das diárias e fazem o serviço completo do imóvel.

Atualmente com essa modalidade de aluguel popularizada, é comum ver casas de praia e flats para aluguel por temporada, mas cada vez mais tipos de propriedades estão entrando nesse nicho e em diferentes localizações. Mas é importante atentar para os riscos de sazonalidade a depender da localização e tipo do imóvel.



Aluguel Mensal (Comercial ou residencial)



Talvez a primeira forma de investir no mercado imobiliário, mas trazemos aqui por último. Atualmente busca-se ver um diferencial, seja tecnológico, de localização, de sistema de moradia ou outro nessas unidades para garantir sua valorização futura. Sendo assim, é preciso atentar-se para tendências atuais ou especular tendências futuras, como apostar em uma área hoje pouco valorizada ou em flats onde hoje só se fazem casas etc. Tudo isso para que seu imóvel possa ter o retorno mensal esperado para valer a pena seu investimento.

Para o caso dos aluguéis comerciais, vale frisar que em geral possuem um valor mais alto de investimento por m², mas em compensação costumam possuir valor mais alto de locação e contratos de maior prazo. Hoje há prédios com uso misto, sendo o térreo comercial e demais pavimentos residenciais, podendo os investidores analisarem essa comparação do custo benefício entre as unidades considerando a mesma localização.


BÔNUS: COMO VALORIZAR O SEU IMÓVEL?

Caso já possua um imóvel e esteja procurando maneiras de valorizá-lo, seja para aluguel, para venda ou para uso próprio aqui vão algumas dicas:

Importante estar com a documentação em dia. A versão atualizada da planta do imóvel deve estar regulamentada na prefeitura caso ele tenha passado por reformas, ter a certidão e escritura do imóvel. Vale ressaltar a importância de comprovar que as contas com relação ao IPTU estão pagas caso vá repassar o imóvel.

Agregue valor ao mostrar que possui os projetos de construção da casa. Para valorizar a facilidade que será possível ter ao analisarem questões hidrossanitárias, elétricas ou estruturais. É como o histórico médico de um paciente, os projetos da casa são seu “raio-x”.

Para valorizar o ambiente aposte em materiais duradouros, boa iluminação, e repagine a marcenaria local. Móveis planejados valorizam bastante os imóveis, assim como pisos novos e a boa impressão que paredes recém pintadas passam.

No caso de casas ou lojas não se esqueçam da “capa” do imóvel que é a sua fachada pois é a primeira impressão do local. Apostar em uma renovada na fachada agrega muito valor ao imóvel.


COMO A PLANEJ PODE ME AJUDAR?

Atuando na área de projetos de engenharia e arquitetura a Planej pode realizar com você a concepção completa da sua casa, parte arquitetônica, elétrica e estrutural. Para os que já possuem a residência e desejam repaginá-la e fazer pequenas reformas, nossos arquitetos trabalham com projeto de interiores, móveis planejados e analisam o layout local para reformas. Tudo com imagens realistas para que você possa aprovar com certeza o que está sendo projetado.

Já para os que desejam regulamentar a planta na prefeitura a Planej também faz o projeto de atualização da planta, representando as modificações feitas em uma nova planta com a devida documentação referente para que possa entregar para a atualização perante o órgão público. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!






27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page