top of page
  • Foto do escritorPlanej

Como inovar no seu salão de beleza ou clínica de estética

Atualizado: 19 de set. de 2019


No mundo dos negócios, o aspecto visual dos ambientes, independente de sua dimensão, são de suma importância para a garantia de um negócio de sucesso. Desse modo, salões de beleza e clínicas de estética devem agregar beleza e o bom uso do design, afim de que os clientes se sintam confortáveis, num espaço de equilíbrio, paz, harmonia além de excelência.

Mas então vocês podem perguntar: como é possível trazer tantos benefícios ao meu salão/clínica apenas com decoração? E se não couber no meu orçamento? Vale a pena arriscar?

Calma, não precisa se preocupar! Vamos falar sobre aspectos importantes para você otimizar seu salão de forma acessível.

Jardins verticais e espaços verdes

Para trazer a esses ambientes um contato com a natureza que reflete calma e paz, temos os espaços verdes e os jardins verticais que podem agregar vitalidade e harmonia ao local.

Eles se encaixam perfeitamente em ambientes como recepção, dando toque de requinte, por mais simples que seja sua ornamentação e vegetação escolhida.

Com o auxílio de iluminação direcionada a essas plantas, o espaço pode se apresentar mais aconchegante e fluido. Caso um jardim vertical não caiba no seu orçamento por enquanto, vasos de plantas e jardineiras podem compor muito bem essa essência de natureza dentro do seu espaço de beleza.

São cada vez mais comum o uso dos chamados “espaços green”, onde junto com sua popularidade vem a facilidade de encontrar mão-de-obra ou até mesmo os famosos DIY – ‘faça você mesmo’, muito comuns na internet com tutoriais e passo-a-passo.

Móveis

Assim na clínica como nos salões, vale a pena investir em cadeiras e poltronas ultra confortáveis, pois ambos os ambientes se tratam de locais onde há muita espera, e o seu cliente deve se sentir confortável de forma a não querer sair da cadeira ou poltrona que se esteja instalado.

Para seu cliente aproveitar melhor seu tempo de espera é interessante que seja disponibilizado o Wi-Fi ou que tenha sempre acessível revistas e livros, que são ótimos métodos de distração, podendo estar dispostos de modo criativo, como demonstrado na imagem abaixo:

Iluminação

Esse item em especial se difere das clínicas para os salões de beleza, já que nas clínicas o ideal é apostar nas luzes indiretas em tons amarelados, pois transmitem sensação de relaxamento. Pode ser usados abajur, arandelas e até spots direcionáveis.

Apesar desta distinção, é possível usar lâmpadas comuns com tanto que sejam de temperatura baixa, proporcionando conforto lumínico.

Nas salas onde ocorrem os procedimentos é necessário o uso da iluminação fria e branca, para que dê maior qualidade aos serviços e possa ser transmitido ao ambiente a sensação de limpeza. Para otimizar a qualidade dessa iluminação sugerida, dê preferência a pisos e tetos de tons claros.

Já nos salões de beleza é necessário uma iluminação direta, o que facilita tanto nos procedimentos como na visualização do cliente sobre o resultado final. É necessário uma iluminação que seja mais próxima da iluminação natural solar da qual conhecemos, o que se aproxima dos tons brancos com leve tendência quente. Essa iluminação pode estar presente em pendentes, assim como embutida em espelhos, o que facilitará o trabalho do profissional.

Quadros e espelhos

Já ouviu falar na expressão menos é mais? Definitivamente essa frase se aplica a esse item. Para ambos os estabelecimentos, o uso de quadros e imagens devem ser usados com moderação para que não haja conflitos nos espaços. No entanto não se deve excluir a possibilidade do uso de tais artifícios sendo assim bem vindos quando usados com bom gosto. No caso dos quadros, principalmente nos salões de beleza, eles são extremamente válidos, onde pode haver desde imagens de cortes de cabelos à quadros temáticos. É interessante que haja um jogo dentre esses quadros, podendo ser simétricos ou assimétricos de preferência em apenas uma das paredes.Os espelhos são elementos interessantes a se agregar em ambos os estabelecimentos, dando ideia de ambientes maiores o que pode ser uma grande solução para espaços muito pequenos.

Cores

Uma etapa extremamente importante, tanto para as clínicas como para os salões, uma boa dica é escolher duas tonalidades de tinta que conversem entre si, mantendo assim a harmonia.

Para os salões, pode-se usar cores mais despojadas e modernas que conversem com o entorno, já nas clínicas é interessante tons pasteis e "clean", que transmitam paz e tranquilidade.

Valorize os tons suaves e neutros, pois são ideais que fazem com que o ambiente fique bem acolhedor. Se puder, foque na sua especialidade para te guiar na decoração e composição de cores e objetos decorativos.

Para baratear o serviço e se você tiver segurança sobre isso, você pode economizar na mão de obra pintando você mesmo, o que dará um toque pessoal e deixará seu salão ainda mais especial, com o seu capricho.

Papéis de Parede

Para as clínicas é recomendado texturas delicadas, como florais ou formas geométricas em tons pastéis suaves. É interessante que a aplicação do papel seja apenas em uma parede, para que não se torne um ambiente excessivo em informação.

Essa dica também serve para os salões, no entanto, com muito bom senso pode se ousar na escolha do papel de parede, dependendo do tema do seu salão esse é um item que pode ser muito bem explorado, que pode ir do clássico floral ao moderno com papeis de parede com texturas de concreto aparente, tijolinhos, dentre outros, o importante é que esse item esteja em harmonia com todo ambiente.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Essas são algumas dicas que nós da PLANEJ separamos para você inovar no seu salão ou clínica de estética. Ficou interessado? Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page