• Planej

Construção sustentável: o que é e porquê investir nesse nicho


A preocupação crescente com a sustentabilidade tem sido bastante presente, principalmente relacionando à consciência ambiental. Sabe-se que, atualmente, o setor da construção é o que mais produz resíduos sólidos na indústria mundial, de acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB). Ademais, há um uso exacerbado de recursos como, por exemplo, dinheiro, tempo - um recurso bastante escasso no mundo moderno - e recursos naturais, além de sua má gestão, o que gera gastos que poderiam ser reduzidos.

Vista Guanabara, Rio de Janeiro.

Mas o que faz com que uma construção seja considerada sustentável?

Uma construção é dita como sustentável a partir do momento em que visa otimizar o uso de tais recursos, ocasionando seu melhor aproveitamento, um consumo cada vez mais consciente e maximizando a relação custo-benefício de quem constrói. Ela também pode fazer uso de materiais que causam menos impacto ambiental.

Quais as vantagens desse nicho?

1. Economia de energia elétrica

Tal economia se dá devido ao melhor aproveitamento da ventilação e da iluminação natural. Além disso, pode-se utilizar de placas fotovoltaicas para captação da energia solar, o que pode reduzir a sua conta de energia ao valor mínimo!

2. Valorização do seu empreendimento ou da sua casa

De acordo com a Green Building Council (GCB), um imóvel no Brasil que tenha soluções ambientais é tem valorização entre 5 a 10%. Ou seja, mesmo sendo um investimento aparentemente caro inicialmente, traz valorização instantânea, além da economia de gastos a longo prazo.

3. Menor impacto ambiental

Uma construção realizada de modo sustentável produz menos resíduos que, por sua vez, são menos nocivos ao meio ambiente. Assim como a utilização de materiais sustentáveis como, por exemplo, chuveiros aquecidos com energia solar, no imóvel já construído, reduzem o impacto que seria causado de forma recorrente.

4. Melhoria na saúde

Um estudo realizado pela Universidade de Chiba, no Japão, mostra que pessoas que têm contato com a natureza sofrem redução no cortisol (hormônio do estresse), na frequência cardíaca e na pressão arterial. Outro estudo realizado pelo Centro Médico Universitário de Amsterdã constata que pessoas que vivem próximas da natureza reduzem em 21% as chances de desenvolverem depressão. Portanto, é notório que numa construção sustentável, em que há maior presença da natureza para o melhor aproveitamento de seus recursos, a saúde mental dos moradores é preservada e até mesmo aprimorada.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

A Planej desenvolve os projetos do seu imóvel ou empreendimento sustentável, te ajudando a escolher os melhores materiais e obter a melhor relação custo-benefício para construção do seu sonho! Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

#iluminação #sustentabilidade #energiasolar

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco