• Planej

Decoração: 5 fortes razões para utilizar plantas naturais

De uns anos para cá, tem virado tendência aliar a vegetação à decoração dos ambientes, inclusive sendo recomendada por designers e agências do ramo. Muitos acham, no entanto, que utilizar o verde é puramente uma questão estética, então qualquer plantinha, mesmo uma artificial, seria suficiente... puro engano!


Inserir plantas naturais nos ambientes internos pode proporcionar tantos benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas que mesmo os que não gostam delas – e aqueles que sempre utilizam a desculpa da falta de tempo de cuidar para não as ter –, iriam reconsiderar esse pensamento se soubessem.


Conheça alguns desses benefícios a seguir e comece já o processo de harmonização e melhoria da qualidade do seu lar ou ambiente de trabalho com plantas naturais.


1. Alívio do estresse e relaxamento


Vários fatores fazem com que a vegetação contribua para a redução do estresse e aumento da sensação de relaxamento, desde o ato de cuidar delas, tido por muitos como atividade terapêutica, até as propriedades calmantes de suas cores.


Para a cromoterapia, técnica que utiliza as cores para harmonizar mente, corpo, espírito e energia, o verde está associado ao equilíbrio, à serenidade e à harmonia, contribuindo também para aliviar olhos cansados.


As flores também ajudam a aliviar o estresse, especialmente as que possuem tons roxos, pois a cor favorece a diminuição dos níveis de adrenalina e aumento da oxigenação do cérebro, propiciando maior tranquilidade ao corpo.


Boas opções para deixar seu cantinho mais relaxante são a Violeta e a Lavanda, que possuem eficácia ainda maior associadas a espécies que exalam aromas, como Hortelã e Alecrim. Margaridas e Gérberas ainda são ótimas para ajudar na melhoria do sono, pois liberam oxigênio também à noite.



2. Melhora da qualidade do ar


Diariamente estamos expostos a uma enorme diversidade de poluentes nocivos à saúde, que podem causar desde doenças respiratórias até enxaquecas. De acordo com estudo desenvolvido durante 15 anos pela NASA, plantas como Hera, Espada de São Jorge, Dracena e Lírio da Paz auxiliam na absorção desses poluentes, filtrando e purificando o ar. Espécies como os Clorofitos absorvem também poeiras, mofo e outras partículas alergênicas.


Outra alternativa para melhorar a qualidade do ar é apostar na quantidade de plantas; estudos recomendam pelo menos 15 unidades de porte maior que 15cm (podendo ser menos dependendo do porte escolhido). Além de absorverem gás carbônico e liberarem oxigênio fresco, elas ainda ajudam na umidificação do ar pela liberação de gotículas de água no processo de transpiração. Uma das espécies mais indicadas para melhorar o conforto térmico é a Samambaia.



3. Uso para fins medicinais e culinários


É comum ouvir entre os mais velhos que é possível curar diversas doenças com remédios naturais, advindos de suas próprias hortas. Hoje em dia, especialistas comprovam a eficácia de alguns deles, como é o caso da Babosa (Aloe vera), indicada para aliviar dores, queimaduras e para cicatrização de feridas.


Plantas como a Hortelã e o Eucalipto auxiliam na amenização dos sintomas de doenças respiratórias, eliminação de secreções e descongestionamento nasal, além de serem antissépticos naturais.


Já o Alecrim, por exemplo, além de ajudar na melhoria das propriedades cognitivas, como memória e concentração, está entre tantas que também podem ser utilizadas na culinária. Na hora de montar sua horta, também podem ser inseridas espécies usadas para chás e temperos, como erva cidreira e coentro.



4. Estimulante natural


Também se apropriando dos princípios da cromoterapia, o vermelho é uma cor associada à vitalidade e à energia, indicada por ajudar a elevar os níveis de adrenalina no corpo. Muitos ainda afirmam que aumenta o apetite, sendo ideal para se ter na cozinha, no banheiro e em locais para serem contempladas pela manhã.


O amarelo também é considerado bastante estimulante, e geralmente associado à criatividade, ao otimismo e à coragem. O próprio verde das folhagens também ajuda a energizar o ambiente e os ocupantes.


Muito recomendadas são a Aglaonema, com suas exuberantes folhas vermelhas, o Cróton, com tons verdes, vermelhos e amarelos, e o Bambu, utilizado em muitas técnicas de harmonização energética de ambientes, como o Feng Shui chinês.



5. Todos os lugares são possíveis


As plantas, sem dúvida, adicionam um charme especial aos ambientes, complementando a decoração de forma harmoniosa e equilibrada, além de nos colocar em contato com a natureza, mesmo em grandes cidades. Elas podem ser tanto o grande destaque do local, como é o caso de jardins verticais e vasos maiores, quanto estar em delicados vasinhos em pontos estratégicos, indicando intimidade e, por que não, personalidade.


Uma das primeiras preocupações quando se pensa em incorporar a vegetação na decoração é em relação aos cuidados que ela vai demandar, especialmente a rega e as necessidades de iluminação e ventilação. Muitos não sabem, mas nem todas as plantas precisam de tanta manutenção, muitas sobrevivem muito bem – ou até melhor – com baixa quantidade de água e/ou na sombra, como cactos e suculentas. Espécies como Avenca,


Tillandsia e Bromélia, por exemplo, são ideais para se colocar em banheiros, especialmente porque se adaptam muito bem a lugares úmidos.


Se o seu objetivo, no entanto, é dar mais vida à sua sala, vale a pena apostar em espécies mais exuberantes, como Palmeiras e Costelas-de-Adão, basta se atentar ao porte da planta adulta, ao tempo que você tem disponível para cuidar delas e se o tipo que você escolheu é adequada para a quantidade de luz solar disponível no local, ou seja, se se desenvolvem melhor em sombra, meia sombra ou sol pleno.



Como a PLANEJ pode me ajudar?

Gostou das ideias e deseja decorar seu espaço de forma bonita e harmoniosa, aproveitando ainda os benefícios que a vegetação pode proporcionar? A PLANEJ faz! Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

36 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco