• Planej

Dicas para construir sua casa de praia

Atualizado: 19 de Set de 2019


Relaxar no final de semana curtindo aquela brisa do mar e a tranquilidade da praia é o sonho de muitos que desejam ter uma casa nessa área tão sonhada. Hoje iremos compartilhar algumas dicas úteis para você que também compartilha desse sonho e que, assim, possa te ajudar a tirá-lo do papel!

Iniciando pelo fundamental: o terreno

Antes de comprar o terreno é fundamental verificar a documentação. Sempre solicite os registros e escrituras no Cartório de Registros de Imóveis do município antes de efetuar a compra.

Em relação ao posicionamento do terreno é importante que seja contactado um profissional da área ou a prefeitura para ver a viabilidade de construção naquela área. Por exemplo, eles podem estar situados em APAs (áreas de preservação ambiental) ou APBs (áreas de preservação permanente). Estando na primeira, o seu terreno terá restrições e terá que ser analisado em relação ao impacto ambiental, o que aumentará os custos com a obra. Já se estiver na segunda, o terreno não poderá ter nenhuma construção, pois estas são proibidas. Assim, é importante analisar com cautela tais detalhes, pois eles podem se tornar uma grande armadilha.

Por último, mas não menos importante, analisar se a área apresenta a estrutura básica para atender às suas necessidades como: rede de esgoto, fornecimento de eletricidade e de água. Também, verificar o histórico de alagamentos da área, o tipo de solo e a posição solar - são aspectos importantíssimos para preservar a qualidade de vida futura.

Pisos, paredes e telhados

Toda a estrutura interna e externa deve priorizar a proteção da maresia (aquela névoa que flutua ao longo da costa é formada por água e principalmente por sais) que corrói e prejudica estruturas.

Na área interna algumas opções como porcelanato (com proteção antimanchas e riscos) ou madeiras tratadas contra umidade e maresia. Para a externa, materiais como pedras ou tecnocimento são opções ótimas pois possuem alta resistência a impactos e riscos, o que se torna ideal para áreas que apresentam um alto fluxo.

Caso queira utilizar tintas sempre opte pelas específicas. Há opções com base elastomérica e acabamento emborrachado que fornecem alta durabilidade, são mais resistentes e duráveis. Para a cobertura da casa uma dica é dar uma camada de verniz acrílico para aumentar a vida útil da telha.

Paisagismo

Essa parte é importante para aqueles que desejam dar mais vida a residência na área aberta. Como a casa de praia provavelmente não terá visitas rotineiras e constantes, podendo ficar alguns meses sem visita, é fundamental priorizar espécies que se adaptem melhor a necessidade da família.

Por exemplo, bromélias, agaves, dracenas e helicônias são recomendadas para áreas no litoral e demandam pouca manutenção.

O projeto

Com a criação de um projeto realizado pelo Arquiteto e Urbanista alguns pontos devem ser frisados: a ventilação e a incidência de luz. Pode ser um tópico inicialmente considerado simples, mas ele é um dos mais importantes para a qualidade de vida de quem utilizará a casa de praia - e tem muitos pontos a serem considerados.

Analisar a incidência de luz durante o ano, a direção dos ventos, a umidade do local, o clima da região e de acordo com todas essas informações deve-se estabelecer a melhor solução para que o conforto seja sempre máximo. Também, é importante tentar aproveitar ao máximo as fontes naturais de energia e ventilação, gerando economia de gastos e de desgastes na natureza.

Possuir amplos vãos de esquadria para maior captação da luz natural e apresentar ventilação cruzada para permitir a entrada e saída dos ventos são opções de solucionar as questões anteriores.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Essas são algumas dicas que nós da PLANEJ pensamos para te inspirar e auxiliar nas ideias para a sua casa de praia. Ficou interessado? Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para que juntos possamos concretizar o seu sonho, solicitando um orçamento gratuitamente!

#casadepraia #arquitetura #projetoarquitetônico

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco