• Planej

Como e porque economizar água


Todos sabem a água é um bem precioso e essencial, tanto para o equilíbrio da natureza como à vida humana na Terra. Além disso, mesmo sendo coberto por 70% de água, apenas uma pequena parte desta porcentagem é realmente utilizada nas atividades essenciais ao nosso dia a dia preparo de alimentos, higiene pessoal, entre outros. Este assunto deve ser lembrado e discutido com frequência, visto que a água é um recurso natural finito e a nossa sobrevivência está diretamente ligada ao mesmo.

Infelizmente ainda é comum encontrarmos pessoas lavando carros e calçadas com mangueiras, deixando torneiras abertas, tomando banhos demorados… são inúmeros os descasos com a água. Além disso, sabemos que é corriqueiro de algumas empresas, jogarem os seus dejetos, materiais sem tratamento, ou simplesmente seus esgotos nos corpos d’água. Poderemos enfrentar graves problemas de falta de água enquanto não houver a conscientização da população. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa utiliza cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de higiene pessoal. Já no Brasil, pode chegar a 200 litros por dia.

Muitas pessoas pensam que o desperdício de uma única residência unifamiliar não é relevante diante das outras tantas. Se esta mesma residência, por exemplo, ignora um vazamento porque é um pequeno problema, logicamente, esse pensamento é equivocado e inconsequente. Em grande escala, isto é, milhões de residências agindo da mesma maneira, se tornariam um gasto infinitas vezes maior e desnecessário. Ademais, tal situação mostra que o consumidor muitas vezes não se sente envolvido nesta grande causa que é a Economia de Água.

Ações individuais para economizar água importam e fazem muita diferença. Esta deve ser uma preocupação cotidiana pois dessa forma garantimos o abastecimento das gerações futuras como também a sustentabilidade do planeta. Vale lembrar também que milhões de pessoas passam por privações por falta desse recurso natural que é privilégio de poucos ter água em abundância.

Em parceria com a SIE (empresa júnior da UFPB), a Planej desenvolveu um Manual de Economia de Água e Energia, no qual são detalhadas várias dicas de bons hábitos de consumo consciente. Ao adquirir este conteúdo exclusivo, você estará ajudando à Associação Menino Buchudo (que atende populações carentes por toda João Pessoa-PB). O valor arrecadado com a venda dos manuais será integralmente revertido em doações para esta Associação. Clique AQUI para mais informações.

31 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco