top of page
  • Foto do escritorPlanej

Influência da arquitetura na qualidade da hospedagem


João Pessoa é uma das cidades turísticas do Nordeste brasileiro que mais atrai pessoas, por conta disto o governo têm investindo na melhoria de vários pontos da cidade. Com a grande demanda de visitantes, é preciso uma rede de hospedagem suficiente, pois além da quantidade, é preciso ver a qualidade arquitetônica de cada um, no sentido de oferecer conforto e bem-estar para os usuários. Diante disso, a publicidade deve estar alinhada com a arquitetura e o design de interior que o local oferece, sendo eles o primeiro contato que o cliente tem, onde o turista pode exprimir as sensações que espera do local. É um desafio tornar o espaço mais convidativo e agradável para um público tão diversificado, mas existem características primordiais que recomenda-se para um lugar de hospedagem. Três características são vistas em hotéis projetados nos últimos anos, a primeira é que a edificação deve ser personalizada para o local onde está sendo inserida e deve adequar-se as características ou remeter a elementos que representem a cultura da cidade, o segundo são os espaços sociais mais integrados, e por último é o design, que não deve ser apenas para algo decorativo, mas ser funcional, sem muitas decorações, onde o menos é mais. Carateristicas do Local Tomar partido das características e cultura do local na fachada, mobiliário, e paisagismo é uma tendência na arquitetura de hospedagem, um exemplo disto é a Casa Cook Kos Hotel, fica localizado na ilha Kos, na Grécia e possui características bem claras do local, usando poucas formas, mas o suficiente, no sentido do que a arquitetura pretende proporcionar ao usuário. Foram utilizadas formas cubicas, cores neutras, paredes de pedra seca, sendo demarcado por pinheiros, palmeiras e ervas aromáticas, proporcionando ao turista mais conhecimento sobre a cidade onde está hospedado, apenas ao observar o hotel. O arquiteto responsável faz uso da madeira e pedras irregulares, deixando o ambiente com maior proximidade da natureza.

Fachada do hotel

Área de lazer do hotel

Integração Outras características que os locais de hospedagens vêm adquirindo é a integração dos espaços. Não existe uma delimitação física do ambiente de atendimento para os espaços sociais, tudo está interligado, muitas vezes delimitado, no máximo, por vidro, mas sempre com permeabilidade visual, tanto internamente, quanto para o externo. O hotel Ripple na cidade de Qiandao Lake, China, é um exemplo disto, toda a área social, mesmo que dividida em pavimento, eles apresentam integração entre os seus usos, muitas vezes os ambientes são espaços comparados a uma tela branca, podendo fazer o seu uso, como achar necessário. O arquiteto utiliza do mobiliário para fazer as delimitações do ambiente, está ideia é uma maneira sutil de separar os espaços, sem utilizar as paredes. Além dessa integração interior, existe uma integração com o externo, isto é feito com portas de vidros se estendendo em quase toda a extensão da parede das áreas sociais.

Sala de integração

Recepção

Sala de integração 2

Decoração A decoração dos ambientes, é a terceira tendência, devem ser utilizados mobiliários que consigam “casar” com a ideia e proposta arquitetônica do local, além da estética, funcionalidade e eficiência são fundamentais. Usar a mesma linguagem do mobiliário para espaços sociais, banheiros, quartos é uma ótima opção, pois cria a ideia de padronização e evita a quebra do visual do estabelecimento. O hotel Hadaz é localizado na cidade de Papagayo Peninsula, em Costa rica, vem com uma proposta que exemplifica bem a junção do mobiliário e a arquitetura, pois em alguns pontos do hotel a madeira é utilizada para a estrutura, o mobiliário vem com tons amadeirados e alguns fazem uso da própria madeira. O design do mobília e da decoração é uma linguagem simples e contida, ao mesmo tempo passa a ideia de aconchego, criando uma relação com a natureza ao redor.

Lounge

Sala/Terraço

Espaço de massagem

A partir destes três pontos, consegue-se ter a base para um lugar convidativo e com ótima qualidade para atender os usuários, fazendo com que a experiência de hospedagem dos mesmos seja agradável, traga novas sensações e motivação para que futuramente ele retorne e consequentemente contribua para o turismo local.

Como a PLANEJ pode me ajudar? Obtenha excelência de projeto para transformar seu hotel com a PLANEJ. Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente!

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page