top of page
  • Foto do escritorPlanej

Você já ouviu falar em instalações elétricas aparentes?

Atualizado: 19 de set. de 2019


Você já deve ter entrado em um ambiente com interruptores e tomadas aparentes, provavelmente esses elementos acabaram dando um ar mais rústico ao local, você se deparou com as chamadas instalações expostas. Essas instalações aparentes surgiram nos meados dos anos 50, nos Estados Unidos. Nessa época, parte da população, geralmente de baixa renda, passaram a utilizar antigos galpões e fábricas como moradias. Por oferecerem toda a estrutura interna das fábricas e galpões abandonados, essas residências contavam com os canos de interruptores e tomadas a vista, paredes em reboco, pé direito elevado e mezaninos, local onde era utilizado como dormitório. Esses imóveis foram se tornaram cada vez mais populares e hoje são bem conceituados no mundo todo.

O estilo demonstra independência e flexibilidade por contar com uma estética livre dos conceitos tradicionais do design e da arquitetura e por ser marcado pela presença de amplos espaços, com estruturas expostas, contrastando com a decoração sofisticada.

Essa aparência mais rústica, que deixa os imóveis com um estilo mais industrial é dado por canos de metal que conduzem toda a instalação elétrica por fora das paredes.

As vantagens de deixar as instalações aparentes são diversas: além de simplificar a manutenção da rede por possibilitar fácil acesso a infraestrutura, facilita mudanças no layout do ambiente, dispensando a quebra de paredes. Outro ponto interessante é que o teto não precisa ser rebaixado para acomodar um forro para esconder a tubulação, o que faz com que o pé direito da edificação não perca altura.

Algumas formas de combinar a instalação elétrica aparente ainda mais com a decoração é pintando a tubulação ou ainda fazendo "desenhos" com os fios pelas paredes.

Para manter a tubulação sempre em bom estado é necessário uma limpeza cuidadosa nos dutos, já que a poeira é visível e fica impregnada nos canos. Locais onde possa ocorrer a deterioração dos canos, como casas de praia (por conta da maresia) não são recomendados para o uso de tubulações elétricas expostas. Outra recomendação é que a fiação elétrica não deve estar no mesmo eletroduto da fiação de internet e telefone, nesse caso, sugere-se a instalação de um conduíte paralelo ao da eletricidade, facilitando o acesso, caso haja necessidade de algum tipo de manutenção.

A instalação aparente é uma solução extremamente segura porém deve-se ter em mente que o custo de implantação é maior do que a tradicional tubulação embutida, pois demanda utilização de materiais específicos. Em geral se utiliza conduítes de aço galvanizado, que podem ser encontrados em lojas do ramo e home centers. Recomenda-se sempre a ajuda de um profissional especializado no assunto para que a instalação ocorra da melhor forma possível e que haja cuidado e capricho na execução.

631 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page