• Planej

Como escolher a luz certa para seu ambiente


A iluminação tem um papel fundamental na arquitetura, se bem utilizada pode transformar o espaço e causar diferentes sensações. Por isso deve ser planejada e estudada de acordo com as necessidades do local. Muitos arquitetos chamam a luz em um espaço como a alma do ambiente, isso quer dizer que ela é considerada a essência do lugar, um ambiente que não oferece uma iluminação apropriada de acordo com as suas necessidades, é triste, sem vida e improdutivo.

Uma das maneiras de distribuição da iluminação no ambiente de forma adequada é ter uma luz central que ilumine de forma harmônica todo o espaço, logo em seguida distribui-se pontualmente os spots, arandelas e abajures, criando um jogo de iluminação indireta e de certo modo, valorizando o design existente. Além de uma adequada distribuição luminosa no espaço, também deve-se levar em consideração o que já existe, pois a incidência da luz sobre revestimentos, mobília e decorações pode modificar a ideia que o espaço quer passar. É importante observar algumas especificações que existem no mercado, pois nem sempre as mais comuns são as melhores opções.

Qual lâmpada devo comprar? Ao adquirir uma lâmpada é precisa ter alguns cuidados com as especificações, a cor que ela emite, vida útil, facilidade de manutenção, potência e temperatura de cor. Um dos pontos mais importantes a se analisar é a temperatura de cor, que diz respeito a aparência emitida pela fonte de luz e consequentemente como será o efeito que causa no espaço, quanto mais clara a tonalidade de luz, menor é sua temperatura de cor.

Por exemplo, se você quiser um espaço agradável, aconchegante e com uma sensação de conforto, a luz branco quente (2700k-3500k) é a mais indicada, pois geralmente no dia a dia do trabalho as lâmpadas utilizadas são cores mais frias, portanto a utilização de cores quentes nos ambientes é uma forma de escape e descanso da visão. Os ambientes que geralmente utilizam desse tipo de iluminação são salas de estar, salas de jantar, quartos e restaurantes.

As temperaturas entre 4000k e 4500k são tipos de luzes que não interferem na cor do objeto, é indicado para cozinhas, pois mostra a cor real do alimento, supermercados, salas de aula, ambientes de passagem e garagens.

As que estão entre 5700k e 6500k são utilizadas em ambientes que necessitam de mais foco e de manuseio de pequenas peças, um exemplo disso são hospitais, linhas de produção de fábricas ou industrias e escritórios, a luz nesse caso é brilhante e o branco é mais denso que a anterior.

Por último, se deve olhar o IRC (índice de reprodução de cor) da lâmpada, que quanto mais próximo de 100, mais a cor é fiel ao objeto.

Temperatura= 3000k IRC=5 Temperatura=3000k IRC=80

A temperatura de cor interfere no meu consumo? Com certeza não, o consumo de energia está ligado a potência que a lâmpada precisa para trabalhar, quanto maior a potência, mais consumo terá, para achar esses valores é preciso olhar o rótulo da embalagem ou no site com todas as especificações necessárias disponibilizadas pelo fabricante.

Posso utilizar o LED na minha casa? Nos últimos anos a lâmpada em LED tem se destacado no mercado, pela sua vida útil que pode atingir até 10 anos além da economia que pode ser de 75% a 95% mais econômica que as halogenas. Existem grandes variedades de uso, podendo serem usadas em interiores e partes externas das casas, escritórios, salas de aula, entre outros ambientes. Deve-se ter um certo cuidado em seu uso por não possuir um IRC 100, ou seja, algumas cores não apresentam a tonalidade real, além disso ela não consegue concorrer com outra fonte de luz.

No geral, é de suma importância o planejamento dos pontos de luz com as suas devidas especificações para o espaço projetado, tornando então, um ambiente saudável e adequado para as funções desejadas. E aí? Precisa de ajuda para escolher a cor ideal para o seu ambiente? Aqui na Planej nós pensamos em cada detalhe do seu projeto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente!

#iluminação #designdeinteriores #luz

135 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco