• Planej

Os diferentes usos de energia solar para sua residência


Você já deve ter ouvido que “dinheiro não cai do céu”, mas do ponto de vista energético, dinheiro cai do céu e mais precisamente em seu telhado! O uso da energia solar tem se destacado no mercado e no setor energético brasileiro, sendo cada vez mais explorado, tanto para geração no ramo industrial como residencial, onde é chamado de microgeração.

A energia solar é uma energia eletromagnética, cuja fonte é o Sol, que pode ser transformada em energia elétrica ou térmica e por causar poucos danos ambientais é considerada uma fonte de energia limpa e sustentável. Em 2016, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior e a expectativa para 2024 é que 886,7 mil unidades consumidoras recebam créditos dessa energia.

Tipos de sistema

A produção de energia elétrica, através da energia solar, pode ser feita por dois tipos de sistemas: o heliotérmico e o fotovoltaico, sendo o segundo o tipo mais utilizado em residências. Além de produzir energia elétrica também há o sistema que produz energia térmica empregada diretamente para aquecimento de água.

O sistema de energia solar fotovoltaica, por sua vez, pode ser conectado à rede de distribuição (On Grid) ou não (Off Grid). Se for conectado à rede é constituído de três partes básicas: os coletores, painéis solares que recebem a insolação e geram a energia elétrica, o inversor de frequência e o medidor de energia bidirecional, que vai medir simultaneamente a quantidade de energia consumida e gerada. Se for Off Grid, ou seja, sem conexão com a rede distribuidora, existem outras partes necessárias como uso de baterias para armazenamento de carga.

O sistema de aquecimento por energia solar é relativamente mais simples, contando apenas com o coletor solar e uma peça que dissipe essa energia coletada no reservatório de água.

É viável implementar na minha residência?

Considerando o panorama energético nacional a energia solar fotovoltaica é a matriz energética mais rentável para se investir, principalmente se comparada a outros investimentos como tesouro direto e poupança. Com a instalação do sistema é possível ter uma redução de até 90% do valor da sua conta de energia tendo custo apenas com a taxa de iluminação pública e tarifa cobrada pela concessionária, referente à disponibilidade de energia. Além disso, garante a valorização do imóvel em até 8%, com instalação rápida, geração de energia sem ruído, compromisso com o meio ambiente e o investimento em sustentabilidade.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Em parceria com a SIE - Soluções e Inovações em Energia, a PLANEJ pode te ajudar a implementar o uso de energia solar em sua residência!

Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente.

#instalaçõeselétricas #sustentabilidade #projetoelétrico #energiasolar

61 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco