• Planej

5 dicas para otimizar seu espaço


Quem nunca passou pelo desafio de mobiliar ou decorar um pequeno ambiente? Seja um quarto, sala ou até mesmo cozinha, esse desafio se encontra cada vez mais comum no nosso cotidiano. Com a redução dos metros quadrados das casas modernas e apartamentos, que podem chegar até 30m² de área, vem surgindo a necessidade de ambientes mais funcionais, com móveis compactos, que não obstruam as áreas de circulação e que ainda possam proporcionar ambientes aconchegantes e confortáveis.

Você pode estar pensando que essa tarefa de unir todas essas funções em um único ambiente de tamanho mínimo não deve ser nada fácil, não é mesmo? Mas sem preocupações! Nós vamos te ajudar com dicas valiosas que podem salvar e transformar seu cantinho em um espaço de ótimas acomodações de forma bem simples e arrojada.

A primeira coisa que se deve levar em conta são as escolhas dos móveis, em ambientes pequenos cada m² é valioso então devem ser escolhidos móveis com muito cuidado para se adequarem ao ambiente, caso contrário você pode estar adquirindo um móvel que não terá uma boa funcionalidade em seu apartamento.

Vise escolher seu móvel de acordo com o ambiente que será usado, como por exemplo mesas de salas de jantar, dê preferência a mesas com pé de sustentação central, além de optar por cadeiras mais estreitas e sem braços. Também dispense móveis que você ache que seja inviável diante das dimensões do ambiente, como por exemplo, mesas de centro da sala, que pode se transformar em um empecilho para quem transita pelo ambiente.

Uma opção que pode acabar com qualquer tipo de problema seria optar por móveis planejados, que já serão feitos sob medida para se adequarem aos ambientes da sua casa, que pode atender ao gosto pessoal do usuário, e com a ajuda de um profissional, serem projetados com o maior aproveitamento possível do espaço. No entanto essa alternativa pode se tornar um pouco mais cara que o convencional apesar de obter resultados extremamente satisfatórios.

Mas se a alternativa dos móveis planejados não cabe em seu orçamento, não entre em pânico, há diversas formas mais simples e econômicas de otimizar espaços usando muitas vezes móveis que provavelmente você já tenha em casa ou que possam adquiri-los facilmente.

Um exemplo são as prateleiras, que são extremamente versáteis e de fácil instalação. Em ambientes como salas e quartos são bastante úteis para guardar pertences e criar composições que podem ser interessantes ao ambiente, além de poder trazer aquele toque pessoal ao local.

Para banheiros pequenos, prateleiras são peças chaves para acomodar utensílios do dia a dia de forma organizada, junto aos nichos pode haver uma bela composição transformando um banheiro simples em um banheiro charmoso. Existem diversos tipos de prateleiras no mercado, desde as mais tradicionais como é o caso das prateleiras lineares, com dimensões variáveis, e as prateleiras de canto, que são ótimas em se ajustar em ambientes de pequenos espaços.

Móveis retráteis também são uma excelente alternativa para você que tem pouco espaço e quer transformar um único ambiente em um local mais versátil. A facilidade de transformar a sala em um espaço para dormir, ampliar a capacidade dormitaria de um quarto vem muito bem a calhar quando o assunto são ambientes compactos. No mercado já encontramos facilmente sofás-camas, mesas retráteis, bancos, puffs, que auxiliam na formatação de um ambiente desse tipo.

O uso de móveis com gavetas embutidas também otimizam esses micro espaços, podendo ser guardadas diversas coisas e muitas vezes deixando de lado móveis de maior porte como guarda-roupas e baús.

Uma das maiores dificuldades encontradas em ambientes pequenos quando o mesmo possui mais de uma função, é de como utilizar todo o espaço mantendo as características de tais ambientes, como por exemplo quando possuímos sala e quarto em um mesmo cômodo, ou cozinha e sala, dentre outros. Uma opção viável é o uso de móveis para dividir tais cômodos, sendo eles baixos ou altos, podendo agregar a função que for necessária, como por exemplo, privacidade ao ambiente ou apenas divisão visual de uma área para outra.

A partir de todas essas opções dadas, surgem diversas ideias que você pode usar para compor um apartamento ou um espaço específico, de maneira simples, cômoda e criativa que tendem a melhorar o dia a dia de quem as utilizam.

E aí? Gostou das dicas? Aqui na Planej nós desenvolvemos projetos a fim de otimizar e atender todas as suas necessidades. Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente através do telefone: (83)99634-2222

Imagens: Pinterest | Radice Mobili

#dicas #decoração #espaçopequeno #arquitetura

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco