top of page
  • Foto do escritorPlanej

Papo de arquiteto: microapartamentos e suas soluções.

O local onde moramos é muito mais do que um teto para se abrigar durante a noite. Ele nos acolhe, guarda memórias afetivas e deve nos representar como indivíduo único e de personalidade própria. Por isso é tão importante prezar por projetos de arquitetura e design de interiores, já que são eles que trazem vida e personalidade para o ambiente, transformando o que era uma mera construção em um verdadeiro lar.


Conciliar todas as ideias e desejos do cliente em um único projeto já é um desafio e tanto, imagine fazer isto em um apartamento de 40 m2, por exemplo? Parece impossível, mas, se levarmos em consideração que os apartamentos pequenos são uma tendência do mercado, o que faremos?


Na atualidade temos inúmeros exemplos de adeptos aos apartamentos pequenos, como jovens adultos, estudantes universitários, casais divorciados e até mesmo as pessoas com ideais de vida mais minimalistas. Tais exemplos, e tantos outros mais, somente ratificam essa tendência do mercado. Mas a que se deve essa crescente busca?


Podemos observar que a vida do indivíduo do século XXI é muito mais fora do que dentro de casa. Todos nós temos diversas ocupações durante o dia que nos fazem passar a maior parte dele fora das nossas casas. Dessa forma, uma moradia mais prática, que não exija tanto esforço para ser organizada é a melhor opção para a vida contemporânea.


Também se pode atrelar esse crescimento na procura por apartamentos pequenos por conta do aumento da população. Ano após ano as grandes metrópoles ficam cada vez mais saturadas de pessoas, o que impulsiona a verticalização, resultando em grandes arranha céus com microapartamentos.


Nesse contexto de moradias reduzidas e vidas corridas, acabou-se perdendo a preocupação com o interior dos apartamentos, que passam a se tornar caixas vazias sem vida e personalidade. Muito se deve ao prejulgamento das pessoas, que imaginam que decorar o ambiente recorra muito trabalho e dinheiro. Estou aqui pra te provar que não!


Arquitetura não é algo supérfluo, é qualidade de vida para os que dela usufruem. Traz aconchego e calmaria depois de um dia exaustivo de trabalho, traz conforto e satisfação em possuir aquele espaço. Traz a sua cara para o ambiente. A seguir você verá uma série de dicas para revitalizar o seu ap e torná-lo cada vez mais funcional e acolhedor!


Esse apartamento pertence à Maria Paula e foi retratado por “Life by Lufe”. Nele são apresentadas diversas soluções para otimização de espaço, assim como as cores como elemento decorativo. A cama, a mesa e a cozinha são exemplos de como um mobiliário projetado pode fazer toda diferença em um ambiente.




Foto 1: Vista Geral 1 – Autor: Life By Lufe


Foto 2: Vista Geral 2 – Autor: Life By Lufe

Foto 3: Vista Geral 3 – Autor: Life By Lufe

Foto 4: Vista Geral 4 – Autor: Life By Lufe

Foto 5: Vista Geral 5 – Autor: Life By Lufe

Foto 6: Mesa retrátil – Autor: Life By Lufe

Foto 7: Vista Geral 6 – Autor: Life By Lufe

Podemos notar nesse pequeno apartamento que as cores são ótimos elementos decorativos. Estão claramente presentes no mobiliário da cozinha, que acopla o banheiro e a lavanderia atrás de si, quanto nas plantas e nos livros. Estes últimos são mais acessíveis para a maioria da população e já trazem bastante vida para o ambiente.


Também é importante notar que há uma harmonia entre as cores do mobiliário e elementos da casa, prevalecendo os tons quentes, amarelo e madeira, aliados ao cinza e ao branco. Essa linguagem prevalece tanto no mobiliário quando nos ladrilhos e eletrodomésticos. Isso traz uma unidade para o ambiente, tornando-o mais bonito e organizado aos olhos.


Como a PLANEJ pode me ajudar?

A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto da sua casa, selecionando as melhores soluções para a otimização do seu espaço! Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page