• Planej

Papo de arquiteto: o que você precisa saber sobre loft?


O que é?

Loft é uma palavra inglesa que significa sótão, porão. Seu conceito inicial se tratava da utilização de antigas edificações industriais ou celeiros para a habitação. No entanto ao longo dos anos esse conceito foi adaptado, o loft transformou-se em uma tipologia construtiva e prédios passaram a ser construídos visando a finalidade de unidades de moradia com características de lofts.

Esse segmento, segundo o Sinduscon - MG (2016), tem sido alvo de grande investimento de construtoras, além de ser um nicho promissor no mercado imobiliário. O estilo desse tipo de edificação tomou grandes proporções para os públicos jovens solteiros, recém-casados e divorciados devido sua preferência pelo tipo de moradia descolada e compacta.

Surgimento do loft

Surgiram na década de 70 inicialmente nos Estados Unidos e na Europa. Porém essa tipologia advém do chamado hayloft, uma expressão arquitetônica utilizada no século XIII para designar depósito de feno no mezanino de celeiros que eram utilizados também como aposento dos trabalhadores locais.

Suas primeiras aparições foram nos bairros de Soho e Tribeca da ilha de Manhattan, New York, situados em uma área industrial que sofreu com a queda da bolsa e teve suas fábricas fechadas e posteriormente suas edificações foram vendidas para utilização como moradia.

Esse tipo de abrigo se consagrou devido à popularidade do seu uso. Além de sua aquisição por famosos como a pop star Madonna, o Filho do ex-presidente norte americano, Jhon F. Kennedy e recorrente uso por artistas, houve grande repercussão em filmes como Flashdance e Ghost influenciando ainda mais a população a aderir ao novo tipo de habitação.

Características Gerais

De modo geral a tipologia construtiva dos lofts possui as características iniciais de celeiro e indústria. São elas:

  • Planta livre com ambientes totalmente integrados, promovendo a sensação de liberdade;

  • Pé direto duplo, geralmente maior que 3,20m, com a possiblidade de mezanino;

  • Revestimentos rústicos como cimento queimado, tijolos aparentes;

  • Instalações elétricas e hidráulicas com tubulação aparente;

  • Janelas amplas e altas;

  • Possui área maior que 50m².

Tipos

Os lofts tem diversas possibilidades de combinações, no entanto possuem modelos principais. São eles: loft com mezanino, loft pequeno, loft industrial e loft rústico.

Loft com mezanino

São aqueles que possuem pé direito alto e possuem um “segundo andar”. Possuem a disponibilidade de organização de sala e cozinha no térreo e geralmente o quarto fica no mezanino gerando maior privacidade.

Loft pequeno

Inicialmente os lofts possuíam grandes dimensões por se tratarem de antigos edifícios que atendiam à demanda de industrias e celeiros, porém seu conceito foi adaptado, atualmente são considerados a partir de 50 m², porém nesse quesito existem também os lofts inpired – lofts pequenos que fazem uso da integração total utilizando poucos elementos de divisão de forma funcional.

Loft industrial

Sua característica principal é possuir tubulações (de instalações elétricas e hidráulicas) aparentes. Além disso é comum o uso de materiais metálicos e concreto. Se aproxima do conceito inicial do loft relembrando sua gênese nas antigas indústrias.

Loft Rústico

Assim como o loft industrial o loft rústico relembra as raízes do conceito, seus materiais e acabamentos são escolhidos com base no estilo de celeiro. É comumente utilizado madeira, seja em revestimento ou móveis, tijolos aparentes, barro, cobre, couro.

Mas qual a diferença entre loft, kitnet, studio e flat?

Esses quatro conceitos têm sido bastante confundidos, porém se tratam de estilos diferentes sim.

Kitnet

Possui uma estrutura simples de apenas um cômodo – quarto integrado com cozinha - ligado a banheiro. De maneira geral possui até 50m².

Studio

Se configura em um espaço de integração total entre sala e cozinha, com quarto que pode ou não possuir divisórias e banheiro. Se caracteriza pelos diversos serviços que são oferecidos pelo edifício que estão inseridos como lavanderia coletiva, serviço de diarista, salão de festa, jogos. De maneira geral possui cerca de 30m².

Flat

Possui características de hotel, com oferta de serviço de limpeza diário, refeições e lavanderia. São pouco maiores que quartos de hotel e possuem ambientes de estar, cozinha e quarto de modo mais delimitado.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Adote o estilo Loft em seu empreendimento ou sua residência com a PLANEJ. Entre em contato conosco e solicite um orçamento de projeto de interiores gratuitamente!

Imagens: FARM | Pinterest

#loft #projetoarquitetônico #integraçãodeambientes

73 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco