• Planej

Por que fazer curso online?



Devido ao contexto de pandemia em que vivemos atualmente, o distanciamento social se tornou realidade nas nossas vidas como medida de proteção ao Covid-19 e é inegável que isso modificou, em vários aspectos, o nosso dia-a-dia. Com o fortalecimento da prática do “home office”, além da suspensão de atividades presenciais não essenciais, o cidadão aumentou seu tempo livre médio dentro de casa e seu tempo conectado na internet, a qual é muito importante para nos mantermos em contato com pessoas queridas, nos divertir e nos atualizar, porém é também muito importante que saibamos aproveitar o tempo extra que a quarentena nos traz para nos capacitar com cursos online.

Existe uma gama de cursos online ao nosso alcance, mas quais são as vantagens que isso nos traz? A resposta para essa pergunta é simples: Inúmeras! Mas vamos apresentar as principais vantagens abaixo, além de alguns aspectos que devem ser observados para se obter a melhor experiência possível.


1. Capacitação

Não é de hoje que sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo, então uma chance para somar novos conhecimentos é sempre bem-vinda, principalmente quando você pode aproveitar aquele tempinho extra que se tornou ocioso devido à quarentena para aprender. Como dito anteriormente, há diversos cursos disponíveis que além de nos apresentar um bom conteúdo, gera certificados que são sempre bons para o currículo. Mas muita atenção na hora de escolher o seu curso, sempre pesquise antes para garantir que irá consumir algo de qualidade.

2. Preço

Cursos online costumam ser naturalmente mais baratos do que presenciais devido aos custos que os fornecedores não possuem com o espaço físico, no entanto, durante a situação de pandemia que vivemos, vários cursos estão com ótimos descontos ou até mesmo de graça, se tornando algo bastante acessível ao consumidor, basta procurar o que melhor se encaixa ao seu objetivo.


3. Conforto


É inegável que estudar no conforto de casa, no seu próprio assento, sem necessidade de vestir uniformes e na hora que se sentir mais disposto para absorver conteúdo, torna o processo de aprendizado muito mais fácil, pois elimina situações de desconforto que interferem na assimilação. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para que esse conforto em excesso não se torne algo que vá diminuir o seu foco, coisas básicas como nunca assistir aos cursos de pijamas (sempre optar por vestimentas confortáveis, mas que seu organismo não assimile como uma atividade de lazer), montar um espaço dedicado para o trabalho, indicar aos familiares que não está disponível no momento e tentar seguir uma rotina de horários de estudo são essenciais para esse conforto não se “voltar contra você”.


4. Aprendizado no seu próprio ritmo

Quem nunca assistiu a uma aula e não conseguiu acompanhar à velocidade da explicação do professor? Ou até mesmo não entendeu um termo que foi usado? Ou ficou saturado e parou de absorver o conteúdo após muito tempo seguido de aula? Pois é... São situações bem recorrentes na vida do estudante, mas graças à tecnologia que está ao nosso dispor, podem ser contornadas durante os cursos online, pois a qualquer momento podemos repetir um trecho da aula, ou pausar a mesma e pesquisar um termo ou definição que não ficou clara na internet e dar aquela pausa saudável quando a cabeça está saturada (o descanso em quantidade razoável é de grande importância para o aprendizado).


5. Variedade

A diversidade de cursos online que encontramos na internet é imensa, com um vasto leque de opções nós temos o “luxo” de estudar matérias que não estão diretamente relacionadas ao seu ramo de atuação em específico, mas que irá ser produtivo para você no mercado de trabalho, como uma língua estrangeira, um software (quantos cursos do pacote office não existem por aí?!) ou até mesmo cursos que não tenham relação com isso, por exemplo cursos online de instrumentos musicais.

Portanto, observamos que há diversos fatores positivos em fazer cursos online, basta seguir algumas precauções para que sua experiência seja a melhor possível, sendo esta uma ótima ferramenta de capacitação própria, além de afastar um pouco os pensamentos negativos de toda essa situação de pandemia em que enfrentamos atualmente, diminuindo a ansiedade que a quarentena nos traz e trazendo ótimos aprendizados para toda a vida.

23 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco