• Planej

Reaproveitamento de águas: TEvap


Você sabia que é possível reaproveitar a água do vaso sanitário? Devido ao baixo índice de saneamento existente nos municípios brasileiros e da crise hídrica que atinge boa parte do sertão, é necessário pensar em soluções sustentáveis para coletar e tratar os esgotos. Além disso, o custo é 1/3 do valor de um sistema convencional.

Uma dessas soluções é o uso do TEvap - Tanque de Evapotranspiração. Ele foi inicialmente desenvolvido por permacultores, se trata de um tratamento exclusivo para águas negras, ou seja, água proveniente dos vasos sanitários. Por isso, para áreas que sofrem com a falta de sistema de coleta e tratamento de esgoto, é necessário associar o TEvap a outro tratamento para águas cinzas, ou seja, a água proveniente de pias, do chuveiro, da máquina de lavar, etc.

Mas por que separar as águas negras das águas cinzas?

As águas cinzas possuem baixo teor de matéria orgânica, fazendo com que seu tratamento seja mais simples e o reaproveitamento pode ser utilizado até para tornar a água potável, quando presente um tratamento específico para essa finalidade

as águas negras possuem muita matéria orgânica, o que a torna boa para adubagem de plantas como, por exemplo as bananeiras.

Como funciona o TEvap?

O tanque é totalmente impermeável, ou seja, não há risco de contaminação do solo ou do lençol freático, diferentemente da fossa séptica comum associada ao sumidouro. Ele é construído com paredes de "ferro-cimento" e impermeabilizado. Depois, seguem as camadas do esquema abaixo:

O tratamento ocorre de acordo com as seguintes etapas:

Fermentação

Ocorre a digestão anaeróbica pelas bactérias na câmara de recepção (pneus) e nos espaços criados entre os entulhos colocados ao redor dela.

Percolação

Como a água está enclausurada no tanque, ocorre a percolação, ou seja, as substâncias são filtradas pelas camadas superiores do tanque: a brita, a areia e o solo. Assim, há separação dos resíduos, chegando até as raízes das plantas 99% limpas.

Evapotranspiração O processo de evapotranspiração é como as plantas transferem a água do solo para a atmosfera, através dos da evaporação e da transpiração. Assim, a saída da água é segura, pois não contamina as plantas e ecológica, já que se trata de um processo natural.

Manejo

Em dias quentes e com pouca chuva, pode-se regar a planta diariamente, somente na superfície do solo;

Em temperaturas mais amenas só é necessário regar uma vez a cada uma ou duas semanas.

As bananas devem ser colhidas quando as flores ou a bananeira estiver morrendo.

Com o tempo, podem aparecer doenças e pragas, sendo necessário um profissional para cuidar das bananeiras.

Posso comer as bananas?

O TEvap foi idealizado para plantas de alto consumo vegetal, como as bananeiras. As bananas cultivadas são sim comestíveis e os estudos realizados comprovam que não há presença de coliformes fecais nos frutos.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Deseja construir de modo sustentável? Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

Imagens: IP Sustentabilidade

#sustentabilidade #reaproveitamento #águasnegras #TEvap

93 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco