• Planej

Uso do telhado verde como método de drenagem na fonte



A Cobertura Verde, também chamada de telhado verde, consiste na instalação de uma camada de vegetação no telhado. Esta vegetação pode variar desde um gramado até árvores maiores. O telhado verde é um projeto com caráter sustentável que visa a melhoria da temperatura interna do ambiente, além de minimizar os impactos das ilhas de calor, auxiliando na limpeza do ar e ainda tem a utilidade de captar água da chuva.


Mais benefícios:


- As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar nas proximidades;

- O sistema absorve os ruídos em torno da região, servindo como isolamento acústico;

- Regulação da umidade do ar na região;

- Auxilia do reequilíbrio ambiental.


Muitos são os objetivos, em relação à captação de águas pluviais, que temos que levar em consideração, porém estes dependem do problema principal a ser solucionado: a impermeabilização do solo, decorrente da urbanização. Neste caso, os telhados verdes serviriam como uma maneira de tornar a superfície permeável novamente, de certa forma que possamos, além de evitar enchentes, utilizar a água coletada.


COMO FUNCIONA O TELHADO VERDE?


Para a implantação do telhado verde na edificação deve ser verificada, primeiramente, a capacidade de carga da base onde será colocado o telhado verde.


Os aspectos mais relevantes para a implantação do telhado verde:


- Resistência da estrutura;

- Impermeabilização;

- Camada de drenagem da água de aproximadamente 7 cm;

- Manta permeável protetora para que as raízes das plantas não danifiquem a estrutura;

– Camada de substrato de acordo com a vegetação desejada;

– Vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente.


A imagem a seguir demonstra a técnica utilizada na implantação do telhado verde:


Deste modo, a utilização do telhado verde pode trazer benefícios para as cidades, visto que retém as águas pluviais, diminuindo possíveis inundações. Um modo de retenção é devido a infiltração que ocorre pela camada de solo contida no telhado verde, diminuindo a vazão a jusante da edificação. Além disso, ocorre a diminuição do volume de água que seria escoado da edificação, devido a absorção pelas plantas.


É bem mais vantajoso para uma cidade, resolver os problemas de drenagem urbana controlando o problema a montante, ou seja, nas fontes. O volume de água que condensa naquela área da edificação, pode ser controlado diminuindo a vazão de escoamento, para não sobrecarregar o sistema de drenagem da região, ou aproveitando as águas pluviais.

Portanto, o uso do telhado verde pode ter essas duas opções. A água pode ser aproveitada para o uso na edificação, garantindo economia e sustentabilidade. Ela pode ser aproveitada com a instalação de filtros no sistema, além de todo o processo da instalação do projeto de aproveitamento de águas pluviais.


Como a PLANEJ pode me ajudar?

A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto que você deseja e precisa. Soluções criativas e inovadoras é o que nos move. Temos a preocupação de agregar valor e fazer com que tanto o cliente quanto os membros possam viver experiências incríveis. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

8 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco