• Planej

Vantagens da Automação Residencial após a Quarentena


Fonte: https://blog.livencasa.com/

Durante a quarentena, devido ao vírus COVID 19, a necessidade de passar mais tempo em casa despertou nas famílias a necessidade de olharem detalhes e funcionalidades que antes não eram vistos. A residência virou o local onde as pessoas passavam a maior parte do seu tempo, já que o trabalho, lazer e contato social estavam sendo feitos remotamente. As pessoas então passaram a ficar mais exigentes com os ambientes dentro da casa, buscando mais conforto, aconchego e bem estar em cada canto dela.

Atrelado a isso, a construção civil busca novas tecnologias, novos materiais e inovações na indústria mais acessíveis, redefinindo as relações de trabalho e a maneira como se faz arquitetura para atender essa nova demanda. A automação residencial é um dessas tecnologias que contribuem para essa nova realidade.

Inicialmente, é importante entender o que é a automação residencial em si. De maneira geral, a automação residencial é um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos em uma casa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos. Por meio de sistemas integrados e da conexão à internet, a automação residencial visa criar uma casa inteligente para os residentes.

O objetivo dessa tecnologia é oferecer facilidades e mais praticidade aos moradores através do controle e do gerenciamento remoto da residência. Isso é feito por meio de um simples dispositivo móvel conectado à internet, como por exemplo, um smartphone ou tablet.

A tecnologia nas residências garante, para pessoas de todas as idades, segurança, simplicidade e economia. Além de facilitar a vida dos moradores, é possível personalizar a casa conforme o estilo de vida, necessidades e hábitos dos residentes.

Essa tecnologia engloba diversas vantagens, sendo as principais:

Segurança

Uma das maiores vantagens da automação residencial é o sistema de segurança. Com a utilização de câmeras inteligentes, é possível visualizar tudo o que acontece em sua casa remotamente. Além disso, também é possível usar fechaduras inteligentes e sensores de presença e de luz para monitorar os arredores da casa.


Praticidade/facilidade


Se tratando de praticidade, com a automação residencial é possível gerenciar remotamente os equipamentos dentro e fora de casa, como por exemplo as cortinas, ar-condicionado, luz, TV e outros aparelhos apenas com um toque no smartphone.

Tudo isso traz mais conforto e praticidade no cotidiano dos moradores. Além disso, como é possível criar uma ambientação para cada cômodo da casa, os momentos de lazer se tornam muito mais agradáveis e prazerosos.


Higiene


Em tempos de coronavírus, a automação passou também a ser uma medida sanitária, visto que a maioria dos comandos é feita por assistentes de voz ou programação, evitando o toque. Banheiros automatizados possuem aberturas e fechaduras de forma automática e itens de descargas e torneiras automáticas acionadas por sensores e temporizadores. Desse modo, reduz-se a necessidade de toques e, consequentemente, a possibilidade de proliferação de bactérias ou doenças.


Sustentabilidade


Essa tecnologia também contribui para a economia de água e energia, tornando-se um tipo de ação sustentável, beneficiando tanto o morador quanto a humanidade no geral.

O primeiro destaque se dá com relação a criação de banheiros tecnológicos sustentáveis, onde a principal função dos mecanismos será a diminuição do desperdício de água, adicionando a função de reaproveitamento. O controle dos gastos e até da temperatura do chuveiro, podem ser feitos através de um controle remoto ou aplicativo. Além disso, pode-se acrescentar, medidores de consumo de energia, desligamento automático de luzes e ar-condicionado, sensores de vazamento de água, entre outros sistemas que podem contribuir para a sustentabilidade da residência.


Visto isso, as casas inteligentes estão alinhadas às melhores práticas em construção, proporcionando consumo limpo e comodidade aos moradores.

Assim, para que o imóvel possa se beneficiar com os diferenciais da automação é necessário que a construção seja pensada e voltada para isso, incluindo os equipamentos e sistemas que permitam a passagem dos sinais de rede e dos fios, além da definição de lugares estratégicos para posicionamento dos dispositivos autônomos, que farão parte da residência.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo