top of page
  • Foto do escritorPlanej

É possível economizar em reformas?

A pandemia da COVID-19 mudou a relação das pessoas com suas casas. Em razão do isolamento que essa proporcionou, houve uma necessidade de readaptação e as residências tornaram-se multifuncionais: para aqueles que passaram a trabalhar em home office, foram transformadas, também, em ambientes de trabalho. Ao mesmo tempo, evidenciou-se a necessidade do lar ser um lugar acolhedor diante do contexto enfrentado.


E agora, com a chegada do fim de ano, época em que os brasileiros costumam querer “repaginar” suas casas, com o objetivo de lhes atribuir uma nova aparência para o tempo de festas, a demanda por reformas aumenta junto com o questionamento "é possível economizar em reformas?".


Sonhadas e temidas! Para muitos, reformas são vistas como grandes geradoras de gastos e há, ainda, o pensamento de que com um baixo orçamento não é possível obter um resultado de qualidade, o que desestimula o proprietário. Dessa forma, na tentativa de economizar nas reformas, as pessoas buscam cortar custos que não são vistos como essenciais, como por exemplo a contratação de um projetista, o que caracteriza um grande equívoco durante a realização da obra.


Quando se trata de reforma, inúmeras variáveis devem ser levadas em consideração na hora de fazer um orçamento e montar um planejamento: qual a área do espaço que receberá alterações? Qual o objetivo da reforma? Que materiais gostaria de usar? Quanto se deseja investir?


Em contrapartida, uns dos principais vilões nessa conjuntura são os imprevistos, que provocam retrabalhos e, consequentemente, aumentam o custo da obra. Nesse contexto, pode-se afirmar que o mal planejamento é o principal gerador de custos excessivos durante reformas. Por isso, investir num Projeto de Reforma vai ajudar você!


A princípio, a contratação de um projeto, pode parecer um gasto a mais ou até mesmo um desperdício de dinheiro, mas, ao ampliar a visão, é possível perceber que um bom planejamento antecipa os imprevistos e evita gastos desnecessários no decorrer da obra. Com um projeto bem desenvolvido é muito mais fácil garantir que a reforma fique dentro do seu orçamento, pois o papel do projetista é trazer soluções para os mais diversos problemas e cenários, o que torna possível unir uma boa reforma a uma boa economia.


Outro ponto importante que deve ser levado em consideração, é a segurança proporcionada pela elaboração de um projeto, visto que, tratam-se de reformulações de ambientes de circulação ou de permanência de pessoas, seja numa edificação residencial ou comercial.


Nesse sentido, é preciso levar em consideração além da arquitetura e design, que atribuem ergonomia e conforto ao espaço, sistemas elétricos, fatores estruturais e hidráulicos que devem ser planejados e modificados por profissionais capacitados, com o intuito de garantir o bom funcionamento da edificação e a segurança dos usuários. Quando a etapa de projetos é "esquecida", aumenta-se as chances do desenvolvimento de patologias na construção e, por conseguinte, a necessidade de novas mudanças no futuro são maiores, o que atribui riscos aos moradores e geram mais despesas.


Agora não dá pra duvidar da importância de um projeto de reforma não é mesmo?! Ele une economia, segurança, conforto, qualidade e beleza.


Como a PLANEJ pode ajudar você?


A PLANEJ desenvolve projetos detalhados e com soluções inovadoras para garantir mais conforto, mais segurança e melhor aparência dos seus ambientes. Para a PLANEJ o mais importante é: tornar concreto os sonhos dos nossos clientes! Entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços e solicitar um orçamento gratuito!

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page