top of page
  • Foto do escritorPlanej

As 4 construções mais incríveis do mundo


A engenharia civil é uma profissão que envolve todo o desenvolvimento necessário para as habitações humanas, desde a concepção, o projeto, construção e manutenção, sempre resolvendo problemas e pensando na qualidade de vida das pessoas ao seu redor.

Quando pensamos em engenhara civil, logo associamos a prédios e casas, mas o que seria das nossas cidades sem os sistemas de saneamento básico, sem as obras de aproveitamento hídrico, sem as rodovias, sem a gestão dos resíduos sólidos, sem o estudo da mecânica dos solos e sem qualquer planejamento para o desenvolvimento da mesma?!

E quando a obra é feita com pouco ou sem planejamento?

A falta de planejamento vem acompanhada de uma série de problemas como gastos desnecessários com retrabalhos, descumprimento do cronograma da obra, problemas futuros, sem falar do risco a vida humana. O projeto é um esforço temporário empreendido para colocar uma ideia em prática, visando os melhores e mais econômicos meios para se chegar no produto final, com data prevista para iniciar e uma data prevista para terminar.

E quando temos um bom planejamento?

  • O canal do Panamá

O canal do Panamá foi inaugurado em 15 de agosto de 1914, com o objetivo de reduzir o deslocamento entre as cidades de São Francisco em Nova York. Antes do canal, os barcos percorriam cerca de 19312km, após a construção essa distancia passou a ser 6437 km.

  • Burj Khalifa, Dubai

Quando falamos de obras incríveis e bom planejamento, com certeza não podemos deixar de falar do Burj Khalifa, que é o atual maior arranha-céu do mundo, com 160 andares e 828 metros de altura, teve seu projeto iniciado em 2004, sendo inaugurado apenas 6 anos mais tarde. Custando em torno de 1,5 bilhão de dólares, engenheiro estrutural responsável foi o estadunidense William Frazier Baker.

  • Palm Islands, Dubai

Outra prova de que a engenharia pode vencer limites, foi o planejamento e execução das Palm Islands. O projeto foi iniciado em 2001 e tinha como prazo para conclusão entre 2011 e 2016, porém em 2006 alguns proprietários já estavam se mudando para a ilha e, em 2009, ela já estava funcionando totalmente.

  • Ponte de Oresund, Dinamarca e Suécia

Inaugurada em 2000, a ponte de Oresund apresenta 16km de comprimento e liga os países da Dinamarca e Suécia, com um orçamento de 1,5 bilhões de dólares. Além do seu comprimento a ponte ainda consegue ficar mais incrível, pois ela se transforma em um túnel que passa, literalmente, debaixo das águas do mar.

Ponte de Oresund, Dinamarca e Suécia

Em essência, Engenharia Civil pode ser considerada como a profissão que torna o mundo um lugar mais agradável para se viver. Superando todas as dificuldades encontradas, a engenharia vai tornando cada vez mais o impossível no possível.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page