top of page
  • Foto do escritorPlanej

Crise climática e a influência da arquitetura na refrigeração do ambiente

Muito se discute sobre as causas pelas quais o mundo vem enfrentando os meses mais quentes já registrados, entretanto, outro tópico válido de discussão é como isso afeta na procura por formas de refrigeração do ambiente.

Já é comum que nas épocas mais quentes do ano aumente a compra de ar-condicionado ou outros eletrônicos que possuam funções parecidas – de resfriamento – mas isso pode influenciar consideravelmente no consumo de eletricidade e emissões de carbono, prejudicando ainda mais o meio ambiente.

Felizmente, uma arquitetura pensada em fatores como orientação do edifício, sombreamento, isolamento e ventilação natural, minimiza bastante a dependência de refrigeração mecânica! Priorizar esses elementos, possibilita que os edifícios tirem proveito de elementos naturais para manter ambientes internos confortáveis.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer para o blog algumas situações em que a arquitetura pode influenciar firmemente na sensação térmica dos ambientes de sua residência!


Resfriamento Passivo

As técnicas de resfriamento passivo constam como as alternativas mais sustentáveis para climas temperados.

  • Purga Noturna: estratégia que envolve a ventilação da edificação durante a noite para aproveitar as temperaturas mais baixas do ambiente externo. Durante a noite, geralmente, as temperaturas do ar externo são mais frescas do que durante o dia, abrir janelas, portas ou usar ventiladores para permitir a circulação de ar pode ajudar a resfriar o interior da edificação. O calor acumulado durante o dia é liberado para o ambiente externo, ajudando a baixar a temperatura interna da construção.

  • Ventilação natural cruzada: é uma técnica passiva de ventilação em edificações que aproveita a diferença de pressão entre lados opostos para promover a circulação de ar. Criando aberturas estratégicas, como janelas, em lados opostos podendo ter diferentes alturas, induz o movimento do ar, permitindo a entrada de ar fresco e a saída de ar quente. Essa estratégia melhora a qualidade do ar interno, contribui para o resfriamento natural do ambiente e reduz a dependência de sistemas de climatização, promovendo eficiência energética e sustentabilidade nos projetos arquitetônicos.

  • Resfriamento evaporativo: o resfriamento evaporativo é uma técnica que utiliza a evaporação da água para reduzir a temperatura do ar. Em algumas técnicas de resfriamento evaporativo passivo, a água pode ser aplicada diretamente em superfícies expostas, como paredes ou telhados, para promover a evaporação e, consequentemente, resfriar o ambiente.

  • Integração do design com fontes de energia renováveis: Painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e sistemas solares térmicos geram energia limpa para alimentar sistemas de refrigeração, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e acelerando a transição para a neutralidade de carbono.

Fonte: Summer House / DDAANN. Imagem © BoysPlayNice

Tecnologia e inovações em materiais

Materiais de construção de alto desempenho, com propriedades isolantes superiores ou que permitam a transferência de calor são exemplos de como os avanços tecnológicos podem facilitar diversos aspectos da vida dos indivíduos que irão usufruir do espaço.

  • Telhados refletivos: Telhados feitos de materiais reflexivos, como telhas brancas ou revestimentos metálicos reflexivos, podem refletir a luz solar, reduzindo a absorção de calor e mantendo a temperatura interna mais baixa.

  • Isolamento térmico: Materiais isolantes térmicos, como espuma rígida de poliuretano, lã de rocha ou fibra de vidro, ajudam a reduzir a transferência de calor entre o interior e o exterior da construção.

  • Pavimentos permeáveis: Superfícies permeáveis, como pavimentos de blocos de concreto permeáveis ou pavimentos de pedra, permitem a absorção de água da chuva, contribuindo para o resfriamento do ambiente por meio da evaporação.

  • Paredes com materiais térmicos: Paredes feitas com materiais que têm propriedades térmicas específicas, como tijolos cerâmicos, concreto celular ou blocos de concreto leve, podem ajudar a regular a temperatura interna.

  • Vidros de controle solar: Vidros com revestimentos de controle solar ou vidros duplos ajudam a bloquear a entrada de radiação solar excessiva, reduzindo a carga térmica nos ambientes internos.

  • Vegetação: Incorporar áreas verdes, como trepadeiras, árvores ou jardins no entorno da construção, pode fornecer sombra e resfriamento natural.


Sistemas inteligentes e eficientes de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC)

Essas soluções incorporam sensores sofisticados, análise de dados e automação para otimizar a refrigeração com base na ocupação, condições climáticas e cargas térmicas. Essa adaptação dinâmica não apenas economiza energia, mas também garante o conforto dos ocupantes. Esses sistemas se ajustam aos padrões de ocupação, reduzindo a refrigeração desnecessária em espaços não utilizados, e respondem às mudanças nas condições climáticas para manter o conforto sem um consumo excessivo de energia.


Fonte: Displays de luz do BREO. Imagem © Bruce Damonte

A Planej te ajuda!

A empresa Planej elabora projetos pensando no conforto do cliente, e pensar em resfriamento e um ambiente propício e que traga paz faz parte disso. Dessa forma, com o projeto arquitetônico, ou projetos de interiores, além de outros disponibilizados em nossa empresa, você também pode planejar e ter o espaço que deseja.

Fale conosco e agende um orçamento gratuito e personalizado!



Escrito por: Micaelle Vitoria Soares Damasceno

28 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page