top of page
  • Foto do escritorPlanej

A importância da arquitetura escolar


Escola da Fazenda Canuanã (Archdaily)

A escola é o espaço onde passamos a maior parte da nossa infância e adolescência, onde adquirimos conhecimentos e experiências que moldam nossa personalidade e futuro. Assim como os professores, alunos e equipamentos, a estrutura física da escola pode influenciar (e muito) na nossa vivência e até mesmo na aprendizagem.

Qual a primeira imagem que vem na sua cabeça quando pensa em sala de aula? se você vive em uma realidade próxima à minha provavelmente é uma sala branca com cadeiras enfileiradas, uma lousa, um professor ministrando aula enquanto uma dúzia de alunos olha atentamente para ele e outra dúzia passa tempo fazendo outra coisa.

Esse tipo de cenário clássico é baseado em uma lógica de ensino na qual o professor toma toda a responsabilidade do saber e o aluno assume uma posição passiva e não exercendo julgamento crítico estimulando sua criatividade, ou trocando experiências com os outros alunos.

As melhores escolas ao redor do mundo já perceberam as falhas desse método de ensino e começaram a transformar seus métodos de ensino e a sua arquitetura. Um bom projeto de arquitetura escolar colabora na formação de líderes, despertando nos alunos a vontade de aprender, a criatividade, a formação de um pensamento crítico, e até mesmo criar ambientes mais amigáveis, sem espaço para o bullying.

Escuela Blue School / PellOverton Architects (Archdaily)

Sobre isso, uma pesquisa realizada no Reino Unido o HEAD Project (Holistic Evidence and Design), concluiu que as características físicas das salas de aula aumentavam significativamente o progresso da aprendizagem.

Surgem então novos conceito em arquitetura escolar, com salas de aulas em círculo, espaços flexíveis, interativos, tecnológicos e integrados. Além disso, um bom projeto arquitetônico dá a garantia de um espaço confortável, que se adeque ao clima de onde está inserido, tem uma boa iluminação natural e boa acústica.

Escola em Ulyankulu, Iwo Borkowicz (Archdaily)

Escola Internacional Francesa / Henning Larsen Architects (Archdaily)

Jardins, pátios, janelas, cores, mobiliários, tecnologia… Tantos elementos que quando bem utilizados podem resultar em escolas muito mais saudáveis e instigantes para os alunos, criando cidadãos mais preparados para o futuro. Como trabalhar esses elementos?

Como a PLANEJ pode me ajudar?

A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto da sua escola, selecionando as melhores soluções para a realização do seu sonho! Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

774 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page