top of page
  • Foto do escritorPlanej

Irrigação Localizada

A irrigação localizada é um método de regar apenas parte da superfície do solo, mais precisamente onde estão as plantações. Em comparação com outros métodos, a principal característica deste método é aplicar uma pequena quantidade de água, além de manter a umidade do solo em um nível elevado, sempre superior à umidade mínima e mais próxima da capacidade de retenção de água do campo. Por esse motivo, costuma-se usar turnos de irrigação menores, que variam de dois a quatro dias.



Em relação à área úmida, é importante umedecer a área do solo incluindo as raízes da planta, o que deve ser no mínimo 1/3 da área sombreada da planta. Portanto, a área exposta do solo é menor, sendo este um dos fatores que fazem com que a perda de água seja menor.


Na irrigação localizada, basicamente dois tipos de aspersores são usados: gotejadores e micro aspersores. Gotejadores pingam água no solo, enquanto micro aspersores distribuem a água para pequenas áreas circulares ou em forma de leque onde as plantas são instaladas.



No gotejamento, a vazão em cada ponto de descarga é muito baixa, geralmente inferior a 20 L/h. Já em micro aspersores, uma taxa de fluxo mais alta é usada, com uma vazão de até 200 L/h por emissor. Em relação à pressão de trabalho, podemos dizer que a pressão máxima de trabalho do gotejador é de 10 mca (metros de coluna d'água), enquanto a pressão utilizada pelo micro aspersor é maior, normalmente de 10 mca a 20 mca.


Por fim, embora o gotejador tenha uma saída de água menor do que o micro aspersor (0,12 mm² para o gotejador e 0,78 mm² para o micro aspersor), em ambos os casos, o sistema de irrigação precisa ser equipado com componentes especiais para reter as impurezas finais na água, que poderiam causar entupimento. Desta forma, esses elementos são filtros e devem fazer parte do cabeçal de controle do sistema de irrigação localizada.



Como a PLANEJ pode me ajudar?

A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto que você deseja e precisa. Soluções criativas e inovadoras é o que nos move. Temos a preocupação de agregar valor e fazer com que tanto o cliente quanto os membros possam viver experiências incríveis. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page