top of page
  • Foto do escritorPlanej

O que é paginação de pisos e revestimentos?


O sucesso de uma boa ambientação passa pela harmonia entre diversos componentes e dentre eles está a escolha e disposição dos revestimentos. Para que seja possível alcançar o efeito desejado, é importante ter conhecimento das características e propriedades das opções de produtos encontrados no mercado e saber como utilizá-los da melhor maneira no ambiente. ​O projeto de paginação é uma boa opção para ajudar a se fazer a melhor escolha. Através dele se estuda o tamanho, cor, estampa, quantidade de peças e disposição do revestimento no ambiente. Por exemplo, em ambientes em que se busca maior pé direito é interessante usar rodapé mais estreito e de cor próxima a da parede. Se o objetivo é ter amplitude, o ideal é escolher peças mais claras e lisas.

Imagine se apenas na hora da execução se tivesse que fazer uma discussão sobre por onde começar? Isso geraria perda de tempo dos profissionais e as decisões seriam menos assertivas. Até mesmo o caminho do assentamento deve ser pré-definido para que os profissionais da execução não tenham que pisar nas peças assentadas correndo risco de desalinha-las ou danificá-las. Veja abaixo como a definição do ponto de início da colocação afeta também toda a configuração do piso:

Vale lembrar que o revestimento é um dos itens mais caros da construção e que a disposição correta das peças, além de favorecer visualmente o ambiente, traz economia na execução. Um projeto de paginação indica o número exato de peças necessárias e, dependendo da posição em que se assentar as peças pode-se ter maior ou menor gasto com material. Peças assentadas na diagonal, por exemplo, podem gerar perdas de aproximadamente 30%, enquanto a disposição alinhada gera perda em torno de 15%. Alguns modelos de disposição de revestimentos encontram-se a seguir.

​O projeto de paginação é importante tanto para composições mais complexas quanto para um ambiente composto com todas as peças lisas e iguais. As possibilidades de composições, mesmo com peças retangulares, são várias e mesmo a simples variação de cores na transição de ambientes pode ser interessante para quem busca um diferencial. O degradê entre as mudanças é algo que pode ser usado para harmonizar.

Lembre-se sempre que a palavra chave é planejamento. Buscar informação e ajuda profissional serão sempre boas escolhas.

Como a PLANEJ pode me ajudar? A PLANEJ pode realizar o projeto de paginação para você! Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente. Imagens: Supérfluo Necessário | Decor Salteado | Arquitetura + Interiores | Sua casa sem segredos ​ 

1.630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page