top of page
  • Foto do escritorPlanej

Por que participar de uma empresa júnior?



O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é um movimento de jovens estudantes espalhados por todo o Brasil e que tem como missão “Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.”


O movimento, que começou na França, vem sendo difundido há décadas no Brasil, mas foi só em 2016 que foi regulamentado pela Lei nº 13.267 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13267.htm) permitindo que, hoje, o Brasil seja líder mundial em número de empresas juniores, contando com mais de 20 mil jovens que trabalham para mudar seu futuro e impactar o nosso país.


São inúmeros os aprendizados e diferenciais do jovem com a vivência de uma Empresa Júnior e nós vamos te mostrar 3 destaques:


1. Soft Skills

Você com certeza já ouviu alguém falando que as empresas hoje buscam habilidades além do técnico nos candidatos. E isso é verdade! Mas quais são essas habilidades?


As “Soft Skills” são as habilidades interpessoais, ou seja, são as nossas competências e formas que nos relacionamos com o outro. Elas não são aprendidas em livros nem são mensuráveis, como seu domínio de uma matéria na faculdade, mas são aprendidas com sua experiência de vida, relações e autoconhecimento.


O ambiente de uma empresa júnior é ideal para exercitar esse tipo de habilidade. Ao trabalhar com pessoas tão diferentes e com o mesmo objetivo você desenvolve sua empatia, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal, já quando lidamos com os projetos exercitamos nossa capacidade de resolver problemas e organização. Além da experiência de liderança, uma vez que todos os membros podem ser diretores ou gerentes das mais diversas áreas.


2. Networking

Como já dito anteriormente, o MEJ é uma grande rede de jovens espalhados por todo o país e conectados por um só propósito e isso permite que os membros de uma empresa júnior tenham diversos níveis de networking. Dentro da empresa, em um ambiente sem competição e de muita ajuda, você encontra colegas de profissão para a vida toda.


Além disso, o MEJ tem um grande propósito de conexão, e dentro da sua federação ou em outros estados você encontrará pessoas, das mais diversas áreas, com os mesmos objetivos e visões para trocar experiências e crescer juntos profissionalmente e isso é algo que não tem preço!


Isso sem falar nas grandes empresas seniores que apoiam e estão sempre presentes no MEJ. Empresas como a Ambev, Bradesco, XP Investimentos e Movile são sempre presentes no cotidiano do empresário júnior, seja com palestras em eventos, mesas redondas ou com diversas oportunidades únicas profissionais.


3. Conhecimento na prática

Muitas vezes a experiência em uma empresa júnior é relacionada a um estágio, mas a verdade é que ela vai muito além do estágio! Sua experiência como membro será de dono da sua própria empresa, sendo responsável desde a administração até os projetos executados.


É possível escolher sua área de maior afinidade ou até testar todas as possibilidades. Se liga:

No time comercial o membro vai poder trabalhar desde o marketing e prospecção de clientes, negociação e até a documentação contratual. Também pode escolher a gestão de pessoas, onde vai poder estimular o desenvolvimento do time e tratar do processo de seleção de novos membros. Caso tenha mais afinidade com a execução e técnica, o membro pode optar por ser um projetista e se é encantado por gestão pode se candidatar a uma diretoria ou até a presidência da empresa!


Gostou do conteúdo?

A PLANEJ procura proporcionar sempre a melhor experiência para desenvolvimento dos seus membros. Nosso time está de portas abertas com o Processo Seletivo 2021.1, para que você venha escrever essa história conosco! Para mais informações, siga nossa página no Instagram a respeito do Processo Seletivo: https://instagram.com/ps.planej?igshid=1kgeg21zcs64s

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page