top of page
  • Foto do escritorPlanej

4 motivos para usar tijolo ecológico


Tijolo Ecológico

Com a intenção de controlar e diminuir os prejuízos que o meio ambiente tem sofrido com a ação humana, alguns setores da indústria, prestação de serviços e outros têm buscado formas de utilizar, com eficiência, os recursos naturais. De mesmo modo, os materiais de construção produzidos. Atualmente, o tema Sustentabilidade é um dos mais debatidos na Engenharia Civil. Por isso, não só os métodos construtivos, mas também as obras e construções no geral estão, a cada dia, precisando ser mais sustentáveis. Nesse sentido, a Alvenaria Ecológica, tecnologia conhecida desde 1935, vem sendo divulgada e tem ganhado força e mercado.

O tijolo ecológico tem em sua composição areia argilosa, água e um pouco de cimento e são comprimidos em uma prensa mecânica ganhando seu formato e não precisam ser levados ao forno a lenha como os tijolos convencionais. A principal marca da consciência sustentável na construção é a utilização de materiais que são descartados no ambiente, em outros processos, sendo possível dar outra finalidade a estes resíduos aproveitando as suas propriedades no reuso da mistura, para a formação de um bloco ecológico.

O tijolo solo-cimento é um material alternativo ao método tradicional, que conserva as principais propriedades que um sistema de vedação deve possuir, como boa resistência e impermeabilidade. Além disso, possui algumas vantagens consideráveis, vamos te mostrar 4 motivos para utilizar o tijolo ecológico.

Amigo do meio ambiente

Em contraste com o método tradicional, que utiliza queima de madeira e libera gases desde sua produção, e ainda gera desperdício na obra, a alvenaria ecológica, por sua vez, não utiliza queima para a fabricação, sendo necessária apenas a cura hidráulica durante o período de secagem do bloco. O tijolo após a compactação, em prensa, na umidade considerada ótima, adquire resistência através de reações químicas de hidratação do cimento.

Amigo do seu bolso

O custo da alvenaria ecológica pode ser até 40% menor do que o custo da alvenaria tradicional. Também permite reduzir o tempo de execução e evita o desperdício de material (em especial quebra de blocos, concreto e argamassa), através dos encaixes das peças e por poder ficar com o acabamento do tijolo a vista. A durabilidade também pode ser um bônus nesse aspecto, já que pode ser até seis vezes mais resistentes que tijolos convencionais.

Fácil montagem

Fácil montagem

Além de ser de rápida execução, devido ao sistema de encaixe dos blocos, esse método construtivo não necessita de argamassa e pode receber azulejos, pintura e gesso, diretamente sobre a superfície dos blocos. A forma dos tijolos facilita a passagem de instalações hidráulicas e elétricas, reduzindo a necessidade de rasgos na alvenaria que acarretam em desperdício e retrabalho.

Conforto térmico e acústico

Esse aspecto é melhor do que na alvenaria convencional. Isso ocorre por que nos furos em seu interior são formados câmaras de ar, proporcionando melhor isolamento acústico. Além disso, nos dias mais frios a temperatura interna é mantida mais elevada que o ambiente externo, e no calor proporciona uma sensação de frescor.

Utilização do tijolo ecológico em relação ao conforto

Infelizmente, a utilização do tijolo ecológico possui desvantagens, a principal delas é em relação a modulação do projeto para as dimensões dos blocos, já que eles deverão ser encaixados ordenadamente; no caso de paredes de tijolos expostos, caso seja necessário fazer algum conserto, é muito difícil encontrar tijolos com tonalidade semelhante aos danificados, ficando evidente o conserto; já em relação a umidade o tijolo ecológico é um material mais poroso e por isso absorve mais umidade que o tijolo convencional, precisando de mais impermeabilização, que pode ser a base de silicone ou acrílico; além disso os blocos, geralmente, possuem largura maior que um tijolo tradicional, formando paredes alguns centímetros mais grossas, que podem diminuir um pouco a área dos ambientes.

Em suma, as vantagens da utilização dos tijolos ecológicos são grandes, tanto para a obra, quanto para o meio ambiente, obtendo êxito em âmbitos econômicos, socioambientais e funcionais. As técnicas para edificar com solo podem ainda deixar algumas dúvidas nos construtores e clientes, talvez por isso o método ainda não tenha sido tão amplamente aderido. No entanto, estudos acerca da Alvenaria Ecológica mostram bons e possíveis caminhos para a execução de construções de médio e alto padrão com blocos de solo-cimento.

Um bom projeto, realizado por profissionais competentes, se atentará cuidados importantes como garantir prumo e nível e impermeabilizar adequadamente a fundação e as paredes externas, como resultado, uma obra de qualidade e contando com as especificações adequadas.

Pensa em fazer o projeto da sua casa com tijolo ecológico? Aqui na Planej nós te ajudamos a realizar esse sonho, solicite um orçamento gratuitamente pelo telefone (83)99634-2222.

728 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page