• Planej

Dicas para fachadas comerciais

Atualizado: 19 de Set de 2019


Em uma edificação, a fachada é uma parte tão importante quanto as demais distinções existentes em um projeto, casa ou edifício. Ela é o primeiro elemento arquitetônico que entra em contato com moradores, usuário da edificação ou até mesmo aos que estão apenas de passagem pela rua e apreciam a sua estética. Ela está diretamente ligada ao uso de sua edificação, onde sua função terá diferentes finalidades de acordo com suas necessidades.

Em edificações comerciais, empresariais ou de serviços, uma fachada bem trabalhada pode ser um diferencial para seu negócio, visto que atrai potenciais clientes, atingindo públicos alvos e contribuindo para identidade visual da sua marca, de modo que cria uma relação entre o marketing e a arquitetura do local.

Através de cores, detalhes, ornamentos, dentre outros aspectos propostos, não por acaso, podem ser transmitidos a sensação de credibilidade e competência.

Além disso, sabe-se que a percepção do público é guiada de acordo com o seu comportamento, gostos e interesses. Desse modo, surgem diretrizes que não podem faltar e devem ser seguidas, para que a fachada seja atrativa e auxilie no sucesso do empreendimento. São elas: beleza, funcionalidade, promover conforto, inclusive visual, que garanta formas que estimulem as compras ou acesso a essa edificação, seja ela uma loja, restaurante, dentre outros.

Cores e Iluminação

Um artifício que pode ser usado para chamar a atenção positivamente em empreendimentos são as cores, que não podem ser escolhidas de forma aleatória e sim com base de conhecimentos técnicos. Elas devem ser pensadas de acordo com o estilo quede seu empreendimento e a mensagem que deseja transmitir. Também, é preciso utilizar as cores que estão presentes na sua marca. Se forem extremamente vibrantes, usar tons mais claros pode ser uma solução viável.

Outro ponto de extrema importância é a iluminação da fachada, que deve ser bem programada de forma a se comunicar com as pessoas, podendo contribuir positivamente para o negócio, além de estar se comunicando com as cores, podendo dar um destaque interessante a fachada.

De modo geral, algumas combinações de cores que podem ser recomendadas para um empreendimento são:

  • azul e verde;

  • azul, branco, preto, verde, cinza, bege e amarelo;

  • branco, brilhante, preto e multicolor;

  • rosa, verde, azul e branco;

  • azul, multicolor e verde;

  • amarelo, verde e azul;

  • amarelo-claro, vermelho, branco e rosa;

  • verde, azul e cores brilhantes.

Limpeza e manutenção constantes

Uma dica básica para manter a atratividade visual da fachada é a limpeza e manutenção constante dos elementos que compõe ou irão compor sua fachada, então é necessário que o local esteja em dias com pinturas e acabamentos, afim de estar livres de deterioração causados normalmente por intempéries.

Facilidade de manutenção

Os elementos a serem escolhidos para composição da fachada devam ser de fácil manutenção, assim há redução de custos e se torna mais simples manter sua fachada impecável.

Como reduzir os custos com a fachada?

Procure materiais abundantes no mercado e use-os de forma criativa, a fim de baratear sua obra e a manutenção da fachada, além de chamar atenção de forma singela, mas mantendo o visual do local alinhado à identidade visual da sua marca.

Dica bônus: cuidado com excessos

Um perigo que todos correm é a poluição visual, portanto existe uma linha tênue entre o bom senso e exagero na hora da projeção de sua fachada. É importante que haja um meio termo para iluminação como também para cores e elementos. Erros comuns como grandes placas que acabam escondendo a própria fachada ou iluminação excessiva em letreiros são muito decorrentes.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

Garanta a integração da fachada com a identidade visual da sua marca com a PLANEJ. Entre em contato conosco e solicite um orçamento de projeto de acessibilidade gratuitamente!

#identidadevisual #fachada #projetoarquitetônico #fachadascomerciais

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco