top of page
  • Foto do escritorPlanej

Papo de arquiteto: o que é Arquitetura Vernacular?


Casas na Malásia

O que é?

Arquitetura Vernacular é uma tipologia arquitetônica que tem como característica principal o respeito às condições locais. Alguns autores consideram como sendo “a arquitetura sem arquitetos, anônima, também denominada de espontânea ou popular”.

Bangalôs de Chicago, Estados Unidos

Ela está inteiramente ligada aos conhecimentos populares e se destaca pela grande sensibilidade às condições locais do meio geográfico onde se situa, tais como o clima, a vegetação, o solo e suas características topográficas. É normalmente produzida por povos que dispõem de um nível tecnológico bem menos avançado do que o da sociedade “moderna”, nível esse que inclui não só os aspectos especificamente construtivos, mas também os referentes aos transportes, comunicação, etc.

Oca Indígena na região do Xingu, Brasil

Por esse motivo, essa arquitetura será essencialmente o resultado do que oferece o meio físico-geográfico local. É uma “amostra”, em termos de abrigo, dos recursos naturais existentes em uma determinada região, sejam eles a pedra, o barro, a madeira, a palha etc.

Ma'dan Reed Houses, Iraque

Quais vantagens em comparação aos métodos mais comumente usados?

Como a arquitetura Vernacular possibilita a utilização de materiais naturais, ainda podemos considerar como sendo uma arquitetura sustentável, que não agride o meio ambiente, gera economia de energia e conforto térmico e acústico nas edificações.

Como a PLANEJ pode me ajudar?

A PLANEJ, por ser uma empresa júnior de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, faz os projetos em conjunto já compatibilizados! Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page