top of page
  • Foto do escritorPlanej

CASAS PRÉ-FABRICADAS, UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL

Parece utópico unir obra, economia, segurança, sustentabilidade e rapidez? Então está na hora de conhecer mais sobre os pré-fabricados na construção civil e entender as vantagens desse método, que tem se popularizado no Brasil.


Utilizada para reerguer a Europa após a Segunda Guerra Mundial devido a urgência da situação, a solução dos elementos pré-fabricados evoluiu a ponto de casas inteiras serem fabricadas antes de chegarem ao terreno onde serão levantadas. Aliada à tecnologia, hoje é possível prever com grande exatidão fatores decisivos como tempo e custo da obra, mas as vantagens vão além:


1. Design


O fato de serem pré-fabricadas não exclui a possibilidade de terem design arrojado. Com o uso do vidro, do metal, da madeira e de outros materiais é possível criar um visual moderno e dar identidade às casas. Na verdade, a aparência final das casas pré-fabricadas pode ser a mesma das de alvenaria. Isso porque também é possível utilizar acabamento de gesso e de concreto.


Imagem: Casa pré-fabricada com design moderno

2. Obra mais sustentável


Como os módulos usados na construção dessas casas são fabricados num processo industrial otimizado, o resultado é: menor desperdício de materiais e a consequente redução do entulho característico da construção civil; diminuição do uso de água nos canteiros de obra e, além disso, esse método construtivo também possibilita a introdução de tecnologias sustentáveis, como, por exemplo, a instalação de painéis para geração de energia solar.


Imagem: O uso da estrutura metálica numa casa pré-fabricada

3. Economia


O X da questão aqui é o controle de gastos. Construir uma casa pré-fabricada não é, necessariamente, mais econômico que uma convencional. A diferença é que é possível definir o valor a ser desembolsado no primeiro caso, ou seja, sem gastos surpresas. Enquanto no caso de uma casa convencional, existem muitos custos adicionais e inesperados. Além disso, nas casas pré-fabricadas existe uma economia de mão-de-obra, já que menos tempo de trabalho é necessário para levantá-las.


4. O fator tempo


As casas pré-fabricadas são construídas por peças industrializadas, produzidas com exatidão, o que garante um encaixe perfeito e permite que a obra seja executada com eficiência. Logo, é comprovada a redução do tempo total de construção.


5. Segurança


Assim como as casas de alvenaria, as pré-fabricadas precisam de cuidados e manutenções. Mas não há dúvidas de que esse método construtivo seja inseguro. O planejamento e o processo industrial envolvidos na concepção da casa garantem a segurança da construção.


Como a PLANEJ pode me ajudar?


A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir ou no projeto de reformar para deixa um imóvel já pronto mais bonito e com maior valor de mercado. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho e possibilitar que você tenha muito sucesso como investidor. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page