• Planej

Como impulsionar a produtividade?


Organização e produtividade são conceitos que andam lado a lado, e por isso, pode-se dizer que um dos pilares que possibilitam o impulsionamento da produtividade é a presença de organização nos processos diários. Diante disso, o modo pelo qual exercemos a organização perante tais processos detém grande importância quanto aos resultados obtidos a partir deles, logo, devemos atribuir maior seriedade ao ato de estruturar nossas demandas.


Além disso, devemos buscar meios para que detenhamos maior controle sobre as nossas atividades, bem como melhor gestão de utilização do tempo, para que dessa maneira, haja maior conscientização quanto às nossas ações diárias. Entretanto, de modo a se encontrar o formato adequado às necessidades individuais, devemos experimentar os diferentes meios que alavancam a produtividade. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar você nesse processo!


Planejamento




O planejamento é uma parte essencial da vida. Definir objetivos, metas e propósitos nos motiva a, aos poucos, exercermos as ações necessárias que nos levam à realização do que foi definido. Isto posto, quando adequado à menores janelas de tempo, o planejamento é uma ferramenta importante ao cumprimento de tarefas e planos, nos tornando mais conscientes quanto àquilo que se é planejado e, assim, mais produtivos.


Portanto, o passo inicial para adentrar ao planejamento é a definição de formatos a serem utilizados e, aqui, existem inúmeras possibilidades e adequações aos propósitos individuais através do método. Ainda assim, é importante estabelecer experiências com mais de uma forma de exercer o planejamento, pois dessa maneira, pode-se encontrar um modelo que se acomode exatamente às rotinas individuais.


As tradicionais agendas e planners estão entre as mais famosas ferramentas de planejamento, entretanto, por se tratar de um processo individual, podem não se adequar exatamente a determinados fluxos de tarefas. Dessa forma, as cadernetas (journals) são favoráveis quanto a esse aspecto: permitem a definição de uma estrutura individual ao planejamento e, assim, facilitam a adequação às formas necessárias para a organização das atividades.


Outro formato que vem tendo destaque ultimamente é a utilização de plataformas virtuais para se exercer planejamentos, utilizando da praticidade oferecida pela rede mundial de computadores a favor da organização pessoal e empresarial. O diferencial quanto aos processos com ferramentas físicas é a praticidade existente nas plataformas virtuais, visto que podem ser acessadas, geralmente, de diversos aparelhos.


Dessa forma, os formatos abrigarão o planejamento em si. Portanto, deve-se utilizar esse espaço como base para os processos escolhidos: metas, controle de hábitos, atividades, eventos, entre outros. Esses que podem, ainda, serem esmiuçados de acordo com as necessidades individuais. Portanto, através do planejamento se pode obter uma visão ampla das nossas demandas, aumentando, assim, o controle acerca da distribuição de tarefas e utilização do tempo.


Área de trabalho



Ao se tratar da produtividade quando ligada a espaços físicos, mais especificamente residenciais, definir uma área voltada ao trabalho é essencial para alavancar o enfoque requerido pelas tarefas. Com isso, visa-se criar uma atmosfera voltada a realização de atividades e estudos em meio ao ambiente caseiro, buscando filtrar, assim, algumas distrações existentes em nossas casas. Mantenha, se possível, esse espaço bem iluminado, isso trará maior conforto ao processo do trabalho. Luminárias de mesa ou até mesmo luz natural podem cumprir essa tarefa!


Ainda assim, as distrações ainda possuem papel desafiador nos fluxos produtivos, levando em consideração que podem facilmente interromper o enfoque construído para a realização de determinada tarefa. Dessa forma, devem ser distribuídas em um horário destinado a seu melhor aproveitamento dentro do planejamento individual. Portanto, torne o seu espaço de trabalho livre de distrações! As novelas, seriados e outras fontes de conteúdo que podem interromper sua concentração devem estar situadas em uma outra parte do seu planejamento.


A organização física existente nesse espaço que será base para as sessões de trabalho e estudos também é importante. Espaços organizados impulsionam a produtividade, portanto, procure manter esse espaço sempre organizado, livre de objetos que causem distrações. Além disso, uma das formas de evitar a procrastinação e aumentar o enfoque nas atividades a serem cumpridas é deixar em fácil acesso as ferramentas necessárias ao trabalho. Desse modo, além de se manter a linha de foco já estabelecida, poupa-se certo tempo ao procurar por determinados objetos!


Logo, antes de uma sessão de estudos ou trabalho, separe apenas o que você vai utilizar e deixe em fácil acesso. Procurar por um determinado item de papelaria ou eletrônicos pode o abstrair de uma tarefa importante e consumir o tempo destinado a sua realização!




  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco