top of page
  • Foto do escritorPlanej

Imóveis como forma de investimento

Investir o dinheiro é sempre algo que deve ser muito bem pensado e levar em conta todos os riscos na tomada de decisão é imprescindível. Existe diversos tipos e forma de investir e dentre todas existe uma que é a mais conservadora, segura e querida pelos brasileiros: o investimento em imóveis físicos.


O setor imobiliário voltou a ser atrativo e depois da baixa do mercado vivenciada nos últimos anos ele vem mostrando folego e crescimento com o atual cenário de baixo juros e retomada do crescimento econômico do país. Esse tipo de investimento é muito recomendado para quem gosta e tem a necessidade de investir em bens tangíveis. Ele se caracteriza pela geração de renda passiva mensalmente (os aluguéis) e sua previsibilidade. Além disso, outra característica marcante e de atratividade é a valorização do imóvel com o passar dos anos, superando por diversos momentos a inflação do período e gerando ganho de capital ao investidor que souber alocar seu capital da melhor forma.


A dúvida que surge é: como alocar o capital em imóveis da melhor forma e aproveitar esse crescimento? Para responder essa pergunta vou expor alguns dos principais critérios que o investidor deve levar em consideração na hora de escolher o imóvel para investir, seja na construção ou na aquisição.


1. Localização


O primeiro critério que o investidor deve levar em consideração é a localização do imóvel que ele quer construir ou comprar. Os bairros mais maduros, com boa infraestrutura, com comércio pujante e áreas de lazer nas redondezas são os mais indicados. Esse tipo de bairro possibilita a maior facilidade para o investidor de vender seu imóvel no futuro, pois existe sempre uma demanda por imóveis nessas regiões, mesmo em momentos de crise ou de baixa do mercado. Esse critério possibilita também encontrar bons inquilinos com maior facilidade. Esse bom inquilino é aquele que cuida do imóvel, tem uma renda estável, está menos suscetível a atrasos em pagamentos e está disposto a pagar mais pelas comodidades dos bairros com infraestrutura, bons estabelecimentos nas proximidades e os serviços essenciais de saúde e educação.


2. Segurança


Um dos grandes problemas atuais das cidades é a violência. Toda cidade tem regiões mais perigosas do que outras, e um dos aspectos que tem valorizado muito os imóveis nos dias de hoje é a segurança que ele proporciona. Um imóvel com uma boa estrutura e aparato de segurança (tais como cerca elétrica, alarme, câmera etc.), são imóveis mais procurados no mercado e atrai muitas famílias que buscam tranquilidade. Sem dúvida esse é um grande ponto a ser levado em consideração pelo investidor.



3. Tecnologia embarcada no imóvel


Interfone nas portarias, porteiro eletrônico ou contratado, assim como, portão eletrônico na garagem, já não são mais diferenciais, mas sim aspectos comuns a qualquer condomínio. Isso porque a falta deles é considerada um fator negativo por muitos que procuram imóveis.


Prédios e casa mais novos, com pouco tempo de construção, já são equipados com esses itens e ainda têm circuito interno de TV e instalações prontas para receber automação residencial. Essas características tornam o valor desses imóveis maior do que o dos mais antigos, que não dispõem do mesmo conforto.


4. Infraestrutura


É muito importante na escolha do imóvel para compra ou construção a infraestrutura. Fatores como padrão de revestimento é muito importante para a revenda e valorização do imóvel. Além disso, o padrão de acabamento, aparatos de acessibilidade, o número de vagas na garagem e se existe áreas de lazer, como piscina ou churrasqueira, são pontos que agrega muito valor ao imóvel e traz ao investidor maior possibilidade de venda.


5. Arquitetura


Para o investidor que pretende construir um fator essencial para o sucesso nesse investimento é a qualidade do projeto arquitetônico. Uma casa com um bom projeto arquitetônico é confortável, pois possui ambientes e acessos descomplicados, com usabilidade e funcionalidade garantida. O projeto de arquitetura, seja de uma residência ou imóvel comercial, também leva em conta a estética, tanto da parte externa como interna. Existem inúmeros materiais e técnicas de construção que ajudam na concepção de um imóvel bonito e com qualidade estética. Indiscutivelmente que um imóvel bonito é muito mais valorizado e traz satisfação a todos que nele circulam ou habitam.



Como a PLANEJ pode me ajudar?


A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir ou no projeto de reformar para deixa um imóvel já pronto mais bonito e com maior valor de mercado. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho e possibilitar que você tenha muito sucesso como investidor. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page