• Planej

Vai construir? Entenda o Projeto Elétrico de Canteiro de Obras!

Atualizado: 19 de Set de 2019


Você sabia que para solicitar a ligação de energia na sua obra é necessário ser apresentado à concessionária um Projeto de Instalações Elétricas do Canteiro de Obras?

A medida faz parte do Programa de Redução de Acidentes Elétricos (PRAE), formulado pelo Comitê Permanente Regional da Paraíba com o objetivo de reduzir a mortalidade por choque elétrico em obras de construção civil – que chegou a alcançar a marca de 60% do total de acidentes fatais relacionados ao setor na Grande João Pessoa entre os anos de 2003 e 2004.

Até então, era bastante comum ser encontrada a cultura das “gambiarras” nos canteiros de obras. A falta de regulamentação específica para as chamadas instalações provisórias, ou seja, aquelas que servem temporariamente de suporte para a realização da obra, tornava comum a improvisação e falta de planejamento.

Hoje em dia, o cenário é diferente. A apresentação do Projeto de Instalações Elétricas das Instalações Provisórias (nesse caso, o canteiro de obras) é item indispensável para solicitação da ligação de energia e regularização de qualquer obra do estado da Paraíba. Para isso, é necessário que o projeto conte com o detalhamento do aterramento dos quadros elétricos, sua localização em planta baixa junto com o encaminhamento dos circuitos, os diagramas das cargas previstas, além de uma série de outras recomendações segundo a norma. Deve contar também com o documento de responsabilidade técnica assinado pelo engenheiro responsável. Esse projeto deve estar disponível no canteiro e também ser enviado à Concessionária junto com a solicitação de fornecimento de energia. Solicitações sem esse projeto em anexo não são aprovadas!

“Gambiarra” X Planejamento

  • Mas o que é o aterramento?

A principal função de um aterramento é a proteção de pessoas e equipamentos num sistema.

Um choque elétrico ocorre quando há a passagem de uma carga elétrica elevada pelo corpo humano, causando efeitos desde um simples formigamento até a morte. Essa passagem acontece quando há uma diferença de potencial entre o corpo e o equipamento, ocasionando a descarga elétrica. A extensão e gravidade das lesões está relacionada com a intensidade e o caminho percorrido por essa corrente elétrica no corpo da vítima.

Existem diversas formas de prevenir acidentes desse tipo em uma obra, sendo um deles o correto aterramento das fiações e equipamentos existentes no espaço. Um sistema de aterramento funciona, de maneira simples, como um “estabilizador” das cargas elétricas circulando num sistema. Ele serve para “descarregar” para a terra qualquer anomalia que possa ocorrer no sistema elétrico, como por exemplo curtos circuitos e descargas, protegendo assim os usuários.

Isso é extremamente importante, em especial, nos canteiros de obras, onde se é utilizada uma diversa gama de equipamentos e maquinário como suporte à construção tornando a demanda de energia no sistema relativamente alta. Por isso, deve ser projetado o correto seccionamento das cargas e o adequado sistema de aterramento, através de um cálculo de demanda compatível ao porte da obra. Numa possível fiscalização, o fiscal irá assegurar-se de que tudo isso esteja feito de acordo com o projeto, que deverá estar disponível no local para consulta.

Quando não há aterramento, a corrente elétrica excedente no sistema é descarregada no corpo humano

Assim, um bom Projeto de Instalações Elétricas contando com o devido planejamento do sistema de aterramento e a previsão adequada das cargas é essencial para uma obra segura e livre de quaisquer riscos! A PLANEJ trabalha com projetos tanto de engenharia quanto de arquitetura e pode te ajudar a ter uma obra econômica e segura. Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente!

E se você quiser outras dicas para construir sua casa ou apartamento sem dor de cabeça, clique aqui e baixe agora o nosso e-book grátis.

#canteirodeobras #projetoelétrico

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco